Alimentação a noite – O que comer para não engordar

A fome noturna é um dos maiores inimigos da dieta e da boa forma. Pois é, mesmo para quem se alimenta bem nas outras refeições, antes de dormir sempre dá vontade de comer alguma coisa. De acordo com nutricionistas, o problema e comer antes de dormir está no alimento escolhido, pois além de ajudarem no ganho de peso, diminuem significativamente a qualidade do sono.

Isso acontece porque durante o sono o nosso metabolismo é reduzido, tornando-se bastante lento pelo simples fato de também estarmos em um ritmo mais lento, com menor atividade. Além disso,  o nosso corpo e mente já estão “psicologicamente” condicionados a diminuírem o ritmo ao escurecer do dia. No entanto, isso não significa que não devemos comer a noite, uma vez que o alimento é nossa fonte de energia e nosso metabolismo necessita de estímulo para manter-se em atividade.

Alimentação a noite - O que comer para não engordar

Assim, é indicado para o final do dia alimentos com menor valor calórico, sem gordura, de fácil digestão e com menor teor de sódio e açúcar. Em relação a hora em que devemos comer, o ideal é que o jantar seja até às 20h 30min, pois pesquisas mostram que é por volta deste horário o nosso organismo ainda está com uma atividade relativamente alta. Entretanto, isso depende do ritmo de vida individual, para quem trabalha a noite, viaja constantemente  ou que por diversos motivos mantêm um padrão com horários diferenciados para dormir e acordar, o recomendado é que seja realizada a última refeição no mínimo 3 horas antes de dormir, tempo que nosso organismo leva para uma digestão completa.

Alguns lanchinhos leves podem ajudar a matar a fome noturna e ir para a cama sem colocar a dieta nem o descanso em risco. Chá de camomila com 1 biscoito integral e uma fatia fina de queijo magro é o primeiro da lista. Outras indicações incluem: Uma xícara de chá de leite morno batido com uma colher de sobremesa de aveia, canela e adoçante; 1 pote de iogurte desnatado batido com uma colher de sopa de gelatina diet pronta e 5 morangos; 2 damascos recheados com duas colheres de chá de requeijão light e 2 nozes.

27/02/2012, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia