Alimentos bons para o coração

Existem alguns alimentos, classificados como cardioprotetores, que quando consumidos com moderação podem trazer diversos benefícios ao coração e até mesmo aumentar a longevidade. Esses alimentos têm o poder de reduzir o mau colesterol (LDL), os triglicérides, a pressão arterial e o peso, além de evitar o “endurecimento” das artérias. Outra grande contribuição à saúde do coração é a capacidade que possuem de melhorar o colesterol bom (HDL) e controlar a circulação sanguínea, previnindo assim o aparecimento de coágulos e consequentes derrames.

Alimentos bons para o coração

Alimentos bons para o coração

Entre os alimentos que protegem o coração estão o tomate, que contém licopeno, um composto antioxidante que previne o endurecimento das artérias, melhora o bom colesterol, estimula o sistema imunológico, além de proteger o organismo da ação dos radicais livres; as castanhas e o amendoim, que possuem gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, fundamentais para o funcionamento do organismo, além de possuírem ação antioxidante, diminuir o colesterol e evitar a formação de placas de gordura no sangue; o chocolate amargo, que tem em sua composição um elevado índice de flavonóides, antioxidantes que combatem os radicais livres e reduzem a pressão arterial e os riscos de doenças cardiovasculares.

O azeite e os óleos vegetais também trazem benefícios para o funcionamento do coração, além de possuírem ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas, eles podem reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). Além disso, graças ao seu poder antioxidante têm a capacidade de evitar a formação de placas nas artérias. A linhaça é outro alimento que está presente nessa lista, fonte de ômega 3, 6 e 9 e de gorduras poli-insaturadas, que agem como poderosos aliados contra problemas cardiovasculares, essas sementes também são excelentes fontes de fibras que facilitam a função intestinal. Consulte um nutricionista para que o mesmo monte uma dieta com as quantidades dos alimentos recomendadas para o consumo diário.

28/09/2011, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia