Alimentos que baixam o colesterol

Alimentos que baixam o colesterol

Apesar de ser de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo, um tipo colesterol quando encontrado em concentrações elevadas pode levar a formação de placas de gordura e consequentemente, inúmeras doenças cardiovasculares. Pois é, o LDL, conhecido como o “colesterol ruim” é uma lipoproteína responsável por carregar o verdadeiro colesterol, que garante a produção de vários hormônios, a síntese da vitamina D e o pleno funcionamento das membranas celulares, pelas artérias.

O problema surge a partir de um desequilíbrio durante esse transporte, geralmente causado pelo excesso de alimentos gordurosos e que faz com que a LDL apareça soberana na corrente sanguínea em relação ao HDL. Neste sentido, a principal recomendação para reduzir o colesterol no sangue é fazer uma mudança radical no cardápio. No entanto, pesquisas têm mostrado que alguns alimentos em especial como as fibras solúveis, oleaginosas, produtos à base de soja e alimentos enriquecidos com fitoesterois, são tão ou mais eficientes que uma dieta completamente magra e restrita.

As fibras solúveis encontradas nas frutas, verduras, legumes e cereais como aveia, formam uma espécie de gel no intestino fazendo com que o colesterol fique aderido ao mesmo e seja eliminado nas fezes. Duas porções diárias de aveia em flocos e uma de farelo é o ideal para aproveitar os efeitos benéficos do alimento. Já os fitoesteróis encontrados nas plantas utiliza outras vias para proporcionar o mesmo resultado, eliminar o colesterol do sangue. A porção diária desse aliado pode ser consumido com a adição dos seguintes ingredientes à sua alimentação: 8 colheres de sopa de leite em pó,  2 colheres de sopa de margarina e 200 g de iogurte.

Os alimentos a base de soja possuem uma proteína que dificulta a absorção do colesterol. Com apenas 5 copos de leite de soja e 1 concha de grãos cozidos por dia, você já será beneficiado com esta propriedade. As oleaginosas representadas pelas nozes, amêndoas, avelãs e castanhas, possuem o mineral selênio em sua composição, dificultando assim a oxidação do colesterol LDL. Para consumir a porção diária ideal de oleaginosas, é recomendada a ingestão de 10 nozes, 10 avelãs e 10 castanhas de caju.

17/11/2011, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia