Alimentos que diminuem a hipertensão

A hipertensão é agravada pela alimentação adequada, principalmente aquelas em que há elevação do teor de sal. De acordo com a recomendação de cardiologistas, tudo o que comemos pode afetar a composição química do nosso sangue e a pressão arterial de maneira significativa, por isso os hipertensos devem ter um cuidado redobrado e seguir a risca a orientação dada por especialistas.

O primeiro passo é reduzir o sódio e o sal da alimentação, considerando que 75% do sal que consumimos vem de alimentos processado, estes devem ser cortados do cardápio de quem possui pressão alta. O alho pode ser um excelente substituto do sal, pois além do sabor, a sua capacidade de reduzir a pressão do sangue é altamente benéfica.Pesquisas mostram que a medicação dos hipertensos pode levar a perda de potássio, gerando um desequilíbrio prejudicial ao paciente. Portanto, alimentos como banana, laranja, batata, tomate e leite, deve fazer parte da dieta diária, para reajustar o equilíbrio sódio e potássio.

Alimentos que diminuem a hipertensão

O nosso coração precisa de cálcio para manter o ritmo, bem como os rins também precisam para regular o equilíbrio sódio-água do corpo, assim, também faz-se necessário a ingestão diária de alimentos ricos neste mineral. Por isso, invista nos leites, iogurtes, queijos e peixes.

Outra dica é aumentar as porções diárias de frutas e vegetais gradativamente, adequando uma ou duas porções extras em cada refeição. Além de deixar o seu cardápio mais natural, você vai estar comendo menos gordura e sal, e em contrapartida,  mais fibras e potássio, o que auxilia na redução da pressão arterial. É importante deixar claro que a dieta não é a única maneira de controlar a pressão arterial, mudanças no estilo de vida também contribuem para a redução da pressão arterial. Aproveite as dicas dadas e consulte o seu médico antes de fazer qualquer mudança radical na sua alimentação.

02/05/2012, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia