Alimentos que eliminam e retém água no corpo

A retenção de líquidos é um dos problemas clínicos mais comuns e pode ter causas variadas. Além da péssima sensação de estar mais pesado, o acúmulo de líquido provoca desconforto abdominal e prejudica o funcionamento dos rins e do intestino. Em mulheres, cuja incidência é maior, a disfunção geralmente tem causas metabólicas e se agrava antes e durante o período menstrual. Mas, o que muitas delas não sabem é que dá para evitar e reverter a retenção com algumas mudanças na alimentação.

Alimentos naturais com propriedades diuréticas devem começar a fazer parte do cardápio de quem sofre com o problema. Assim, inclua na sua dieta: morango, abóbora, beterraba, escarola, cenoura, entre outros que possuem uma elevada concentração de água em sua composição e ajudam a eliminar todo o excesso de líquido que o incomoda. Aposte também em melão, melancia, maracujá, abacaxi, alface, agrião, repolho, tomate, salsinha, alcachofra, broto de feijão, pepino, erva-doce e berinjela. Além da função diurética, alguns desses alimentos também possuem fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, eliminando toxinas que fazem mal ao organismo.

Alimentos que eliminam e retém água no corpo

Por outro lado, elimine do seu cardápio carboidratos, massas, pães e doces preparados com farinha branca e açúcar. Por possuírem um elevado Índice Glicêmico – IG, ao consumirmos um desses alimentos, o nosso organismo terá que dispor de uma quantidade maior de insulina para que os mesmos sejam absorvidos, o que faz com que o corpo retenha sal e água. Além disso, evite o consumo de produtos industrializados que geralmente possuem um teor de sódio mais alto.

Outra dica importante é não utilizar caldos de carnes, sal, shoyo ou molho de soja para preparar os alimentos. Aumente a ingestão diária de água para estimular a função renal e favorecer a saída do líquido. Também contribui para evitar a retenção hídrica, praticar atividades físicas de forma regular.

17/09/2013, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia