Alimentos ricos em proteínas

alimentos mais ricos em proteinas

Essenciais para o nosso organismo, as proteínas estão presentes em diversos tipos de alimento, em maior ou menor quantidade, e quando são ingeridas, são absorvidas para, enfim, desempenhar as suas funções no nosso corpo, seja na composição do músculo, propiciando a sua contração, na defesa do organismo ou na transformação de energia. Além disso, as proteínas constituem a chamada massa corporal magra e, por esse motivo, são indispensáveis na nossa dieta.

Entre os alimentos mais ricos em proteínas estão as carnes, que, por serem músculos ou vísceras, são consideradas verdadeiras fontes de proteínas. O leite, os ovos e todos os outros derivados também fazem parte dessa lista, assim como os cereais integrais, os feijões, e diversos legumes e folhosos que possuem alta concentração protéica. Ainda assim, os nutricionistas destacam que são das carnes que adquirimos e reforçamos o nosso estoque interno de proteína. Não devemos esquecer da carne branca, peixe, frango e aves estão entre as maiores fontes de proteína, assim como leite e laticínios, especialmente queijo.

Entretanto, consumir apenas proteínas, como é indicado em algumas dietas, não colabora em nada para a manutenção da sua saúde, pois o corpo necessita de muitas outras substâncias como os carboidratos, as vitaminas, lipídios e os sais minerais. O ideal é que quantidades elevadas de proteínas estejam presentes nas três refeições, distribuídas regularmente ao longo do dia. Sendo assim, apesar da falta de tempo e praticidade, trocar um prato de comida por um lanche acompanhado de um refrigerante, não é uma boa idéia e faz muito mal para o nosso organismo.

As proteínas provenientes de alimentos de origem animal são considerados de alto valor biológico, pois fornecem uma quantidade de aminoácidos proporcional ao corpo. No caso dos alimentos vegetais, as proteínas presentes neles precisam ser conjugadas com outros alimentos do mesmo grupo. Dessa forma, podemos afirmar que sem as proteínas o nosso corpo tenderia ao desfalecimento, por isso vamos ficar mais atento as informações que foram dadas, cuidem bem da alimentação e invistam em deliciosos pratos preparados com alimentos ricos em proteínas e aproveite!

24/07/2010, em Saúde

2 Comentários

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia