Aminoácidos – Benefícios na musculação

Aminoácidos - benefícios na musculação

Os aminoácidos são as unidades responsáveis pela formação das proteínas, componentes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Ao todo são 22 aminoácidos, que se combinam e dão origem a milhares de proteínas totalmente diferentes entre si e responsáveis por inúmeras funções metabólicas, são eles: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, triptofano, tirosina e valina.  Alguns deles são considerados essenciais, não podem ser sintetizados pelo corpo e por isso devemos suprir a necessidade através da alimentação.

Em todas as atividades que realizamos estamos gastando proteínas e outros nutrientes, ao mesmo tempo em que o organismo deve está preparado para repor com as suas reservas, sustentadas através da alimentação. Especialmente em atividades com elevado gasto energético como a musculação, o corpo deve estar bem nutrido e com os níveis de aminoácidos e proteínas normais, para que os resultados esperados sejam alcançados mais rapidamente.

Em relação a esta atividade, pesquisas mostram que o uso adequado e correto de suplementação pode ser bastante proveitoso, uma vez que melhorará o condicionamento físico fazendo com que a pessoa que a pratica resista mais e por maior tempo. Nestes casos, o melhor momento para consumir os aminoácidos é logo após a musculação, pois os músculos estarão mais receptivos aos nutrientes e o fluxo sanguíneo da musculatura exercitada ainda estará alto.

Para otimizar os efeitos da suplementação, ganhar massa e acelerar o fortalecimento muscular, após o treino, é indicado a ingestão de uma alimentação composta de proteínas, carboidratos simples e outros complementos. O ideal é que programas bem elaborados de suplementação com aminoácidos, associado a treinos de musculação diários sejam traçados por profissionais capacitados, a fim de evitar os efeitos negativos da pratica inadequada e excessiva de exercícios com o organismo despreparado. Por isso, procure um nutricionista e um educador físico para que os mesmos possam direcionar da melhor forma as suas atividades.

12/01/2011, em Dicas

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia