Anorexia e Bulimia – Definição, Causas e Tratamento

Anorexia e Bulimia são transtornos alimentares caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar que traz diversos prejuízos ao indivíduo. Um dos fatores relacionados ao crescente índice de Anorexia e Bulimia no mundo é o sócio-cultural, isto é, os valores presentes na sociedade.

Diariamente a mídia exibe modelos de forma física e aparência caracterizada pela magreza, passando a mensagem de que a beleza, felicidade e autovalor associam-se a este corpo magro das modelos. Nesse contexto, algumas pessoas procuram-se adequar a esse padrão de beleza gerando em certos indivíduos preocupações extremas com o peso e formato corporal.

Mais de 90% dos casos de incidência dos transtornos alimentares atingem as mulheres, sendo que estas são de geralmente da raça branca e de classes média e alta. Na população mundial a incidência de Anorexia é de 0,5 a 1 % e de Bulimia Nervosa é de 1 a 3%, ambas as doenças podem estar associados a outros transtornos, como depressão e fobia social.

O que é a Anorexia?

A pessoa com Anorexia recusa-se a manter o peso mínimo de acordo com sua idade e altura, podendo estar com o peso corporal 15% abaixo do esperado. Apresenta um medo intenso de ganhar peso ou de ficar gorda. Há uma distorção da imagem corporal, queixa-se de estar gorda.

Geralmente a pessoa inicia com dietas simples e gradualmente vai estabelecendo uma dieta altamente restritiva, podendo chegar ao jejum completo. Assim são produzidos sérios problemas orgânicos como a amenorréia (ausência de ciclo menstrual). A pessoa com anorexia pode empregar métodos adicionais para perder peso, como abuso de laxantes, diuréticos ou anorexígenos, indução de vômitos e exercícios físicos em excesso.

Pode desenvolver rituais alimentares, como pesar todos alimentos e pesar compulsivamente. As perdas são inúmeras desde orgânicas quanto comportamentais. Ocorrem alterações metabólicas, gastrintestinais e cardiovasculares. Há grande prejuízos nos relacionamentos interpessoais. Estima-se uma incidência de morte em 20% dos casos.

Tratamento da Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada. Uma vez diagnosticada, o anoréxico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. A meta é aumentar gradualmente a quantidade de alimento ingerido, estabelecendo três refeições e dois lanches. O envolvimento da família é determinante na mudança do quadro.

Como a negação do problema é freqüente, médicos, terapistas e familiares precisam ser pacientes enquanto motivam o anoréxico em sua recuperação. Casos de reincidências (recaídas) são comuns em pessoas anoréxicas. Em casos mais graves, tratamento hospitalar é indicado.

O que é Bulimia?

A pessoa se encontra com Bulimia quando ela tem compulsão alimentar – come exageradamente, sem nenhum tipo de controle e em seguida uso faz inadequado de laxantes, diuréticos, vômitos, jejum ou exercícios para prevenir o ganho de peso. A atitude em relação ao peso é extrema: pesam-se compulsivamente ou evitam a balança.

Tratamento da Bulimia Nervosa

O tratamento analítico comportamental é direcionado para o estabelecimento de um comportamento alimentar adequado, isto implica na extinção de regimes e dietas restritivas. A meta é o estabelecimento e manutenção de refeições e lanches regulares, inserindo gradativamente “alimentos proibidos” nas refeições.

Monitora-se o peso uma vez por semana, aproveitando tal situação para identificar e modificar suas regras, valores, pensamentos em relação ao seu peso e forma corporais.

Fotos Anorexia e Bulimia (AnaMia) – Clique para Ampliar

Pesquisa

Instituto de Psicologia Aplicada
Copacabana Runners

12/09/2008, em Geral

5 Comentários

  • lulu
    12/10/2008 at 7:17 pm

    é um bagulho

  • rosimerey
    29/06/2009 at 8:32 pm

    eu gostei muito eu faco tec de enfermagem me ajuda muito

  • 08/10/2009 at 11:36 pm

    oi estou precisando de ajuda ,pois tenho uma sobrinha que está com bulimia ,e gostaria muito que voces me ajudasse.

  • bianca
    25/11/2009 at 10:20 pm

    eu adorei o texto me ajudou bastante!!!!

  • 20/07/2010 at 8:58 am

    essas mulheres tem problema de cabeça e de vista

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia