Atestado médico digital SP

A partir do dia 2 de Abril, os médicos do estado de São Paulo terão a sua disposição, uma ferramenta para emitir atestados digitais. Este recurso começará a ser utilizado para ajudar no combate a fraudes no sistema de saúde, permitindo que os empregadores verifiquem pela internet a autenticidade dos documentos apresentados por seus funcionários. A novidade será lançada pela Associação Paulista de Medicina – APM, que tem recebido inúmeras reclamações por parte dos profissionais associados. De acordo com o representante da Associação, muitos médicos são chamados às delegacias para prestar esclarecimentos sobre atestados emitidos em seus nomes. Assim, o documento digital terá a finalidade de provar que se trata de um atestado autêntico.

Atestado médico digital

O e-atestado, como será denominado o atestado emitido de forma digital, poderá ser feito pelo médico devidamente registrado, que informará o número do documento eletrônico de identidade (e-CPF) e registrará as informações do paciente nos campos indicados no site da APM. Ao final das consultas, os médicos poderão enviar o e-atestado poderá por e-mail para a empresa, ou ainda, imprimir o documento e entregar diretamente ao paciente.O custo de cada atestado será de R$ 1, os mesmos terão um número único, que poderá ser usado pelos empregadores para a verificação da autenticidade do documento apresentado. Assim, fica assegurado que os atestados foram emitidos por médicos e contêm informações jurídicas, sendo possível também diminuir afastamentos desnecessários de funcionários, bem como evitar que as doenças sejam consideradas duvidosas.

A APM afirma não ter noção exata da dimensão que as fraudes alcançam no país, mas tem conhecimento de que este fato é bastante comum. Os tipos mais comuns são emissões de atestados por pessoas que usam blocos roubados e carimbos feitos em nome de médicos. A ideia do atestado digital deverá ser aprimorada, e a expectativa é que as empresas também terão a possibilidade de adquirir e fornecer aos médicos atestados que atendem seus funcionários.

29/03/2012, em Utilidades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia