Auto-Exame da Mama – Como fazer

como fazer auto exame da mama

Aprenda como fazer o auto-exame da mama para prevenir o câncer de mama. Nos últimos tempos temos observados os números cada vez mais crescentes de câncer de mama no Brasil e no mundo. Esses números fazem dele um problema de saúde significativo, temido pelas mulheres devido à sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

A melhor prevenção ainda é a realização do auto-exame mensalmente, pois se detectado precocemente o câncer poderá ser revertido com mais facilidade, por isso descreveremos aqui passo a passo como deve ser feito esse exame.

Passo a passo – Fazer auto-exame nos seios

1 – Examine seus seios com a pele molhada pois as mãos escorregarão mais facilmente. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.

2 – Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele, é normal os seios não serem exatamente iguais.

3 – Examine seus seios com os dedos enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.

4 – Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não existe na mesma área do outro seio.

5 – Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma secreção.

Vídeo – Como fazer o auto-exame das mama

21/12/2009, em Geral, Saúde

Um Comentário

  • geralda catarina brasil
    26/02/2010 at 12:10 pm

    gostaria que me desse uma luz, pois estou fazendo faculdade e tenho que fazer um fichamento sobre a mama ,musculos e nervos e me encontro perdida, gostaria que me ajudassem, obrigada

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia