Caso Eloá: Imprensa deveria ser Punida?

Quem pôde acompanhar as notícias do sequestro de Eloá Cristina Rodrigues e Nayara Vieira pela televisão, percebeu que alguns programas de certas emissoras de TV abusaram de mais do caso e, de forma irresponsável, se meteram nas negociações com o bandido Lindemberg – papel que devera ficar exclusivamente a cargo da polícia.

Essa interferência da imprensa nas negociações do sequestro com certeza ainda vai dá muito o que falar, principalmente quando os orgãos responsáveis forem avaliar em quanto essa intromissão colaborou para o fim trágico do sequestro, se é que considerarão que houve abuso por parte da imprensa e se ela colaborou de alguma forma para o final trágico do sequestro.

Vídeo – “A Tarde é Sua” fala com o banido por telefone

Vídeo – Datena critica Sônia Abrão por entrevistar seqüestrador

O editor do blog Vídeos Espetaculares também fez um post sobre esse tema. Veja:

… Vou logo dizendo que não sou jornalista, mas mesmo sem ser formado nesta profissão que tanto admiro, vejo claramente que houve erros inaceitáveis e que faltaram com a ética profissional por parte da imprensa que tentou aumentar seus níveis de audiência a qualquer custo, entrando em contato com o sequestrador Lindembergue e com as vítimas Eloá e Nayara.

Para quem não acompanhou o caso desde o início, um dos primeiros contatos da imprensa recebidos por Lindembergue foi da apresentadora e radialista Sônia Abrao, que só faltou pegar o sequestrador no colo tamanho foi o carinho como ela o tratou, dizendo que o Brasil estava orando por ele, que ele era de bem, e etc. Vale lembrar, que de acordo com a polícia, pouco antes deste momento o rapaz havia se comprometido a encerrar o sequestro e se entregar.

Talvez tudo tivesse terminado ali mesmo se a Rede TV! por meio de Sônia Abrao e do repórter Luiz Guerra, tivesse respeitado o fato de que um sequestro deve ser negociado por um negociador profissional que estuda anos e mais anos na teoria e na prática para estar apto a solucionar um problema desta magnitude. Esta intromissão pode ter custado a vida de Eloá e a dor de Nayara, além do sofrimento dos amigos e familiares, bem como de toda sociedade.

Outra emissora que também explorou o caso foi a Rede Record, que por meio de sua equipe de jornalismo e do apresentador Brito Júnior também entraram em contato com o sequestrador Lindembergue, com o único objetivo de aumentar sua audiência, sem se importar com as duas meninas que estavam sob a mira da arma de um inconsequente. O trágico resultado todos nós vimos e se hoje o Brasil inteiro chora pelo desfecho trágico, devemos creditar uma considerável parcela de culpa à Imprensa Marrom que pensa apenas na audiência sem se importar com a vida das pessoas.

Acredito que o Ministério Público e os órgãos regulamentadores das atividades relacionadas ao jornalismo e à tv aberta deveriam acionar na justiça todos os que interferiram nas negociações, para que sejam multados ou que tenham seus programas retirados do ar, para desta forma aprendam que isto não se faz.

À família e amigos da inocente Eloá, jovem garota que – por infelicidade do destino – achou de envolver amorosamente com o covarde Lindemberg Alves, os sinceros votos de solidariedade da equipe do Resumo do Dia e todos os leitores, que certamente estão chocados com o ocorrido.

19/10/2008, em Notícias

55 Comentários

  • Renan
    22/10/2008 at 9:24 pm

    Odeio emissoras que fazem sensacionalismo com desgraças. Isso acontece principalmente no programa sem conteúdo da Sônia Abrão.
    Ela faz um papelão! Se ela não fala do Big Brother, vai falar de novelas, ou três dias falando da morte de um famoso. Ela não tem mais o que fazer? Vai ficar dando carícias num psicopata? Vai trabalhar como contadora de gotas de água no mar!

  • Eliezer Robles Roman
    22/10/2008 at 11:09 pm

    Gostei do comentário final da mãe da Nayara, da coragem e da sinceridade. Também considero a imprensa como uma das grandes responsáveis por este desfecho trágico. Há também um componente eleitoral, mas em menor grau. Tenho certeza que se o Lindemberg saisse morto (também não era a melhor solução) do local, as acusações de haver “assassinado um garoto” seria estampado em toda a imprensa. Isto é a sanha de vender notícias, gerando inquietação na sociedade. Donos de órgãos de imprensa ávidos de lucros que pressionam editores que pressionam repórteres por furos. Deve haver regulamentação neste setor. A imprensa de modo geral não exerce bem o poder que possue. Saiu de uma ditadura feroz, abriu a boca, mas está exorbitando. Temos que ser informados, mas os atores diversos da sociedade não podem ser prejudicados. Do outro lado, autoridades que devem tomar descisões equilibradas mas acertadas na maioria das vezes, são pagas para isto, com medo de fazê-lo por causa da repercussão no dia seguinte.

  • 22/10/2008 at 11:50 pm

    Aos que ainda tem dúvida sobre a responsabilidade da imprensa, assistam o video da assassina Sonia Abrão e seu repórter Luiz Guerra no You Tube, talvez mudem um pouco de opnião.

  • 24/10/2008 at 1:58 pm

    Promotor Augusto Rossine poe o canalha do Britto Júnior em seu lugar: http://br.youtube.com/watch?v=UuColOQLEEo&NR=1

  • Rosangela
    01/11/2008 at 8:21 pm

    Eu culpo a mpidia sim, pois aquilo virou um verdadeiro circo e horrores, se as emissoras tivessem desligado suas câmeras com certeza ele teria perdido a graça,
    E tem mais acho que a polícia fez o que pode, o negociador era uma pessoa do bem, e tentou de todas as formas possíveis.
    Quero esclarecer tambémque a mpidia vai acabar nos fazendo pagar indenização para a ,ãe da Heloá, que agora vem com essa que queria que a polícia atirasse, em entrevistas anteriores ela mesma disse que não queria isso, que ele era como filho, e agora ela vem com a hitorinha de que quer indenização, mais na verdade ela deveria era responder um processo por omissão, pois ela foi conivente com um caso de pedofilia, será que ela já pensou nisso???

  • 04/11/2008 at 2:09 am

    olha, sou amante da noticia,porem ese tipo de noticia sensacionalista e nogento,o que a imprensa fez foi de uma inresposabilidade tamaha,trasformaram o cara num “astro “isto e querer ganhar audiencia as custa das pessoas,sem se importar com as consequencia,viu so o que vcs fizeram? meu repudi p/ atitude de vcs.

  • 06/11/2008 at 3:47 pm

    Augusto Rossini, o promotor que acompanhou o caso e deu uma dura no Britto Júnior foi convocado para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados, ele será acusado de conduta corporativa contra a imprensa brasileira. Dia 11/11 às 14:30 em audiência pública.

  • joana
    06/11/2008 at 4:24 pm

    Na minha opinião a imprensa errou em filmar o tempo todo as janelas e porta da casa da Eloá,pois mesmo se a pólicia quizesse invadir de surpresa pela porta da frente,está e as janelas estavam visíveis para aquele marginal pela televisão sendo assim ele estava o tempo todo a par dos passos dos políciais la fora e isto deu tempo para ele se precaver colocando móveis atras da porta da frente e deve ter visto na hora em que os policiais ascionaram a bomba e os outros a por a escada para a janela!!!E tambem erraram a falarem com o bandido:Fizeram com que ele se sentisse importante e ainda mais seguro!!…Imprensa voces são importantes mas respeitem o sigilo polícial e ñ invadam o trabalho deles!

  • Gabriéli
    15/11/2008 at 9:02 pm

    Siim eu culpo as emissoras siim.Pelo fato de elas dezerem que “poderiia” não saair niguem vivo de dentro do AP,,isso me revoltou muito..Por que concerteza ele(Lindemberg) assistia TV e via tudo o que as emissoras falavam a respeito..Tambem acho q as emissoras deviam ser punidas por que eles só queriam midia com o fato….Isso fooi realmente chocate..Luto eterno por Eloá Cristina…=[

  • Tomaz Coelho
    16/11/2008 at 11:35 am

    O incrível é o qnt as emissoras manipulam. Eles sabem q fizeram besteira e que erraram, porem, ñ se vê uma reportagem sobre isso dentre os canais de TV. Afinal, uma emissora ñ pode acusar uma outra, pq assim estariam tbm se acusando. Certamente eles pensaram nisso antes de qqr outra reportagem sensação do momento e ficaram quietos nesse ponto de vista, igual a meninos de cinco anos que qnd fazem besteiram fingem q ñ foram eles e vao levando a próxima brincadeira numa boa. Porem, nese caso a brincadeira deixa corpos no chão.

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia