Como controlar a ansiedade e o nervosismo?

controlar ansiedade nervosismo

Irritação, ansiedade, nervosismo, tensão em todos os músculos… Quem nunca passou por momentos como esse?    Principalmente nos dias de hoje…  Mas o problema é quando essas situações se tornam freqüentes e chegam a atrapalhar o cotidiano de quem sofre destes problemas. Essas doenças, chamadas de psicossomáticas, podem influenciar na saúde do corpo de uma maneira intensa.

O nervosismo e a ansiedade muitas vezes são a causa de doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais. Entre elas estão: cefaléia, gastrites, úlceras, asma, bronquite, dermatite, acne, eczemas e hipertensão arterial.

Os psicólogos acreditam que quanto menos a pessoa fala sobre seus problemas e angústias, mais ela estará sufocando suas emoções. E qualquer problema pequeno pode ficar enorme. Além do que, “Quando ficamos ansiosos o nível de adrenalina no cérebro fica muito elevado, por isso é importante enviar oxigênio para abaixar a quantidade da substância!”, é o que afirmam os médicos. Portanto, controlar a respiração nos momentos de irritação é muito importante.

Existem algumas técnica que podem ajudar a controlar a ansiedade e o nervosismo:

- Respirar profundamente;

- Conversar consigo mesmo, mantendo o diálogo interno;

- Obter informação sobre o que o está preocupando;

- Identificar os sintomas;

- Diminuir as expectativas;

Aproveite as dicas, mas não esqueça que elas não vão substituir uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia!

13/11/2009, em Saúde

2 Comentários

  • Raimunda do Socorro Ribeiro Louzada
    28/03/2010 at 9:08 pm

    Sou portadora de ansiedade e nervosismo.Tenho muito medo de estar no meio de multidão. Não sei o que fazer para controlar ou solucionar meu problema. Ajude-me.

  • eliane
    24/04/2010 at 7:55 pm

    estou tirando carta de carro e esqueço tudo me da uma dor no peito e na cabeça,e erro tudo.estou na sexta aula e queria parar,so nao parei porque meu marido nao deixou mas esta sendo muito dificil nao sei se consigo.fico com estas dores e a aula fica jata marquei 2 aulas este dia e nao consegui fazer achei cansativa, o que devo fazer para nao me sentir assim.o intrutor fala para mim se consentrar mais …

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia