Como denunciar preconceito

denunciar preconceito

Apesar de ter como característica principal a pluralidade étnica e cultural, a sociedade brasileira ainda apresenta muitos casos de preconceito nas mais diversas modalidades, seja racial, social ou relacionado a opção sexual de cada indivíduo. No caso do preconceito racial, sabemos que por lei, este se constitui como crime inafiançável, mas muitas vezes é ignorado e não é levado em consideração pelas autoridades, exceto em casos de grande repercussão entre a população.

De acordo com a constituição brasileira, “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação e de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, sendo assim, não devemos nos intimidar diante de situações que incitem o preconceito de alguma forma. Afinal de contas, somos todos iguais, independente de cor ou da maneira como vivemos.

Acabar com o preconceito pode parecer irreal, mas não é, basta lembrarmos da evolução histórica brasileira que com a extinção do trabalho escravo, que deu aos negros que aqui viviam, a liberdade e o direito de ir e vir. Todos nós podemos contribuir de alguma forma para acabar com o preconceito, algumas atitudes são fundamentais para mostrar a condição de igualdade, como ser humano, na qual todos vivemos. Não aceitar ou estimular atitudes que procuram demonstrar que uma pessoa é inferior as outras, como colocar apelidos e fazer piadas e procurar conscientizar a todos que a luta contra a discriminação e o preconceito é de toda a sociedade e não apenas de um determinado grupo que se sente discriminado, são exemplos dessas atitudes.

Em casos de discriminação, a pessoa deverá se dirigir a uma Delegacia de Polícia ou procurar o Ministério Público para denunciar preconceito de ordem racial, sexual etc,  levando consigo o nome, telefone e endereço de no mínimo duas testemunhas ou provas como gravações e vídeos que caracterizem a sua denúncia e prestando o máximo de informações possíveis que possam facilitar os procedimentos legais. Garanta os seus direitos e não permita que o preconceito ganhe mais espaço na nossa sociedade, denuncie!

20/07/2010, em Utilidades

Um Comentário

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia