Como desengasgar uma pessoa

desengasgar uma pessoa

Aprenda o passo-a-passo de como desengasgar uma pessoa, afinal, quem é que nunca ficou desesperado ao ver alguém engasgado na sua frente? Pois é, um problema tão comum de acontecer, mas que poucas pessoas sabem o que deve ser feito nessa hora.  A maioria das pessoas dão tapas na costa da pessoa engasgada para tentar melhorar a respiração e desengasgá-la, entretanto, essa não é melhor forma de desengasgar uma pessoa, muitas vezes, esses tapinhas não adiantam de nada.

Aprender a realizar uma manobra de desengasgamento é muito importante, pois nunca sabemos quando um amigo, familiar ou até mesmo um desconhecido vão precisar. O número de pessoas que morrem por engasgamento é relativamente alto e os casos mais comuns são por objetos que colocamos na boca e sem querer aspiramos, como anéis, por exemplo. Vamos ensinar como fazer uma manobra que induz uma tosse artificial para expelir o objeto que esteja bloqueando a respiração da pessoa engasgada. Fique atento e saiba como salvar uma pessoa que estiver engasgada na próxima vez.

O primeiro passo da técnica para desengasgar adultos e jovens, ensinada por professores e profissionais que prestam primeiros socorros, é se posicionar atrás da pessoa que está engasgando e avisar a pessoa que tentará desengasgá-la, em seguida, se aproxime da vítima e incline levemente o tronco dela para frente. Feche o seu punho em uma das mãos e coloque os braços ao redor da pessoa, agarrando o punho fechado com a outra mão em uma altura que esteja entre o umbigo e o osso esterno do tórax. Logo em seguida, faça um movimento forte e rápido para dentro e para cima, repita o movimento quantas vezes for necessário.

A técnica deve ser realizada com habilidade e não deve demorar muito, pois a pessoa engasgada está com dificuldade para respirar e quanto mais o tempo passar e ela continuar engasgada, mais nervosa e impaciente ficará, sendo mais difícil contê-la. Aprenda a manobra de desengasgamento e ajude a salvar a vida ou aliviar o sofrimento de alguém.

15/06/2010, em Dicas

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia