Como desidratar alimentos: Legumes e Fruta

desidratar alimentos

Como desidratar alimentos em casa (legumes, frutas, ervas e temperos) – Consumir alimentos saudáveis não é apenas uma forma de evitar doenças, mas também de manter uma boa qualidade de vida. Desidratar frutas, legumes e outros alimentos é um boa forma de conservá-los, reduzir a perecibilidade, além de ser muito mais prático na hora do uso. Para quem não gosta de ir toda semana à feira ou de comprar alimentos já desidratados no supermercado, aprender todo o processo de desidratação é uma ótima dica, inclusive para economizar dinheiro.

Desidratar ou secar um alimento significa retirar a maior parte do líquido que o compõe, por esse motivo alimentos desidratados são mais difíceis de ter microorganismos, pois sem água não como esses seres se desenvolverem. O processo de desidratação diminui o tamanho e o peso do alimento, dessa forma, fica mais fácil ainda de conservar. As indústrias acrescentam outros produtos, como corantes ou conservantes para garantir a eficácia do processo, mas isso certamente faz com que a fruta, o legume ou a verdura perca ainda mais nutrientes.

Há vários métodos de desidratação, as mais comuns são: Secagem ao forno, Secagem ao Sol ou por meio de máquinas desidratadoras – há também o desidratador de alimentos caseiro, eletrodomésticos são vendidos no mercado, inclusive no famoso ShopTime. Em casa, muitas vezes desidratamos um alimento sem saber que estamos o fazendo, isso é visto com mais frequência em cidades do Sul ou do Nordeste do Brasil, onde muitas donas de casa costumam deixar a carne no sol para secar e assim conservá-la para preparar outro dia. O mesmo é feito com as frutas. Nas indústrias, as desidratadoras usam um vácuo parcial para fazer a água evaporar a uma temperatura baixa, essa forma de desidratação é preferível, pois os alimentos sofrem menos transformações químicas.

Essas técnicas são utilizadas como forma de conservação em todo o mundo. Sopas instantâneas com vegetais desidratados, sucos de frutas desidratadas, tomate seco e cápsulas de mandioca estão entre as opções de alimentos desidratados mais consumidos pelos brasileiros.

Saiba mais detalhes de como desidratar frutas (maçã, figo, uva, abacaxi, ameixa, banana, mamão etc); vegetais (pimentão, tomate, ervilha, vagem, soja etc) e Ervas/temperos (salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, erva-doce, erva cidreira, hortelã etc) utilizando o método caseiro de desidratação, a secagem ao sol. Tempo de espera, receitas e muito mais está disponível neste arquivo pdf.

28/05/2010, em Dicas

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia