Como entrar na Marinha do Brasil

Como entrar na Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil atua juntamente com o Exército e com a Aeronáutica com o objetivo de defender o nosso país de possíveis ameaças ao território nacional, além de prover a segurança da navegação aquaviária. Para ingressar na Marinha, os interessados deverão ser aprovados nos concursos e seleções realizados pela Diretoria de Ensino desta Força Armada para o cargo em que deseja se formar.

Entretanto, apenas a aprovação em um dos concursos da Marinha não garante a sua entrada efetiva para o quadro de integrantes da mesma, será necessário obter bom desempenho nos cursos de formação promovidos pela Diretoria de Ensino, que como principal objetivo, proporcionar a capacitação necessária aos cidadãos que desejam servir a Marinha do Brasil, para o exercício, na paz e na guerra, de atividades de natureza técnico-profissional necessárias ao serviço naval.

Homens e mulheres das mais diversas áreas de atuação, exercem funções que contribuem para a missão da Marinha e seguindo a hierarquia desta instituição, os militares são categorizados em Oficiais e Praças, tanto em suas carreiras como na forma de ingresso. São divulgados anualmente, editais que estabelecem as regras para os interessados em entrar para a Marinha, em geral os candidatos precisam ter diploma em um dos graus de escolaridade: fundamental, médio ou superior.

Candidatos do sexo masculino poderão ingressar para o serviço nas seguintes categorias, para Ensino Fundamental: Colégio Naval, Escola de Aprendizes Marinheiros, Soldado Fuzileiro Naval; para o Ensino Médio: Escola Naval ou Soldado músico; para o Ensino Médio técnico: Corpo auxiliar de praças ou Escola Naval e para o Ensino Superior: cargos do Quadro Complementar, Quadro técnico, Corpo de saúde, Corpo de Engenheiros ou Capelão Naval.

Já para as candidatas do sexo feminino, as opções são mais limitadas, sendo possível realizar concursos para o Ensino médio concorrendo a vagas de Sargento músico, para o ensino médio técnico no Corpo auxiliar de praças e para o Ensino Superior nos cargos do Quadro Complementar, Quadro técnico, Corpo de saúde ou Corpo de Engenheiros.

Acesse o site abaixo e confira os últimos editais lançados pela Marinha do Brasil, aproveite para baixar as provas e gabaritos e se preparar para os próximos concursos, se prepare e acesse o site para obter outras informações a respeito do ingresso na Marinha do Brasil.

Site: www.ensino.mar.mil.br

14/08/2010, em Variedades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia