Como evitar contaminação dos alimentos por bactéria

Como evitar contaminação dos alimentos por bactéria

O surto de contaminação por uma variação da bactéria E. coli que começou na Alemanha tem despertado a atenção de milhares de pessoas que geralmente não possuem tanto cuidado na hora de manipular e preparar os alimentos. O Ministério da Saúde e a Anvisa advertem quanto aos riscos dacontaminação e fornecem algumas dicas que devem ser seguidas para prevenir todas as alterações sistêmicas que a referida bactéria pode causar.

Manter a higiene é fundamental, em geral a cozinha é um ambiente que apresenta resíduos de alimentos e por isso, mais propício à proliferação de microorganismos causadores de doenças. A lavar as mãos adequadamente é o primeiro e um dos mais importantes passos a serem seguidos para evitar a contaminação. Além disso, deve-se ter cuidados especiais com as condições de higiene, conservação da esponja e panos de pia de prato que geralmente entram em contato com os recipientes que receberão os alimentos. O mesmo deve ser feito com as superfícies que entram em contato com os alimentos, incluindo bancadas e as tábuas de corte, observando a presença de rachaduras e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujeiras.

Outra recomendação é separar os alimentos crus dos cozidos, pois os alimentos que ainda não foram lavados e adequadamente preparadosapresentam naturalmente micróbios patogênicos que são grandes fontes de contaminação. No caso de vegetais folhosos como o alface, escarola, rúcula, agrião, frutas e legumes, o ideal é lavá-los em água corrente. Além disso, deve-se lembrar de colocar as verduras de molho, por dez minutos, em água clorada, utilizando produto adequado para esse fim, água sanitária ou outros produtos específicos.

A contaminação também pode ocorrer por meio das mãos ou pelo uso de utensílios utilizados para preparar os alimentos, por isso também devemos ter cuidado com a higienização dos mesmos. Aproveite as dicas e saiba como prevenir a contaminação por bactérias.

 

 

18/06/2011, em Dicas

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia