Como limpar jóias de ouro

limpar joias ouro

Independente do material, as jóias precisam ser limpas regularmente, pois com o tempo elas acumulam sujeira e outras substâncias que promovem o desgaste da peça. As jóias de ouro merecem um cuidado ainda mais especial, principalmente quando as pessoas que a utilizam possuem um elevado índice de ácido úrico ou estejam usando algum tipo de medicamento que libere compostos através da pele e por isso, facilita o escurecimento de peças de ouro.

Durante a fabricação das jóias de ouro é utilizado um ácido que aumenta a conservação das características do metal, entretanto esse ácido poderá ficar retido na porosidade própria do mesmo e com o tempo os seus resíduos podem provocar o escurecimento da sua jóia. Mesmo com as peças que são feitas de ouro puro, não é aconselhável que sejam postas em contato com produtos químicos como perfume, cloro de piscina, alvejante e outros produtos cosméticos. A mesma precaução deve ser tomada com os sabonetes, que depositam uma fina película sobre a jóia, deixando-a mais opaca. Vamos ensinar agora, algumas das melhores alternativas para recuperar e limpar jóias de ouro, preste bastante atenção e aproveite!

A primeira dica para limpar brincos, correntes ou anéis de outro, ideal para acabar com sujeiras mais persistentes, é mergulhar a peça em uma solução preparada com água e álcool e depois secá-las com um pano limpo. Se não quiser utilizar o álcool, você poderá deixar a sua jóia de molho em uma solução de duas colheres de sopa de amônia, dissolvidas em meio litro de água quente e sabão de coco ou ainda, dissolver a amônia em uma mesma quantidade de água fria, mas desta vez sem o sabão. Feito isso, retire a peça e deixe-a secar em uma superfície com serragem de madeira, para finalizar e dar mais brilho, utilize camurça macia. Outra opção bastante utilizada para limpar jóias de ouro é lavar a peça utilizando água e bicarbonato de sódio, os resultados também são bastante satisfatórios.

30/07/2010, em Dicas

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia