Como tirar riscos no inox

O brilho e a superfície lisa são os maiores atrativos do inox, no entanto com o tempo de uso, é inevitável que riscos e imperfeições marquem a sua peça. Na hora de limpar, retirar manchas e riscos, também é preciso ter cuidado, uma vez que o uso de produtos inadequados podem danificá-lo ainda mais. Vamos mostrar agora duas maneiras simples e práticas de remover riscos do inox, mas antes é importante saber alguns detalhes desse material.

Quem possui peças de inox em casa deve saber que o ácido inoxidável é uma liga de ferro e crômio, que contém ainda níquel e outros elementos, juntos conferem uma excelente resistência à corrosão. No entanto, o uso de materiais inadequados e a falta de manutenção levam ao desgaste do inox. O ideal é utilizar panos macios, sabão neutro ou produtos multiuso sem componentes abrasivos para a limpeza rotineira. Deve-se evitar ainda produtos com cloro, amoníaco, removedores e palha de aço, pois danificam o acabamento e a pintura da peça.

Como tirar riscos no inox

Agora que você já sabe como conservar o seu inox, saiba como recuperar as peças mais danificadas, retirando os seus riscos. Uma das soluções recomendadas é o uso do bicarbonato de sódio com água. Separe uma colher de bicarbonato de sódio e vá acrescentando água até formar uma mistura homogênea, compacta e concentrada. Utilize algodão, uma flanela ou um pano macio para aplicação. Esfregue bem a superfície do inox, da mesma forma que é feito em polimentos. Repita o processo quantas vezes for necessário, até que os riscos fiquem imperceptíveis.

Outra técnica bastante utilizada é passar um pano macio com fluído de isqueiro sobre os riscos e esfregar, mas de uma forma mais delicada. Repita o processo e observe os resultados. Depois que os riscos desaparecerem, utilize uma flanela para dar brilho à peça.

13/07/2013, em Utilidades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia