Converter 220 V para 110 V é possível?

É possível sim, mas para fazer a conversão você precisará da ajuda de um bom eletricista. Será preciso trocar as tomadas do local, instalando novas caixas, disjuntores e cabos elétricos em todo o espaço ou apenas naqueles em que serão utilizadas com aparelhos 110 V. Além da diferença de voltagem, o cabo de 110 volts tem apenas três fios, enquanto que o de 220 V tem quatro. No Brasil a rede predominante é a 110 V para aparelhos de uso doméstico comum, tais como: ventiladores, luzes e aparelhos eletrônicos. Mas, em alguns estados a rede adotada é a 220 V.

O primeiro passo para fazer a troca é desligar o disjuntor principal, no painel elétrico da sua residência e em seguida removê-lo. Feito isso, localize a (s) tomada de 220 volts que será trocada e remova-a soltando os parafusos que prendem a tampa. Os fios próximos à parede devem ser cortados e empurrados para dentro dela. Insira a nova caixa na parede, exatamente no espaço onde a saída anterior foi armada e faça um contorno na parede.

Converter 220 V para 110 V é possível?

Faça a reconexão dos fios. Localize o disjuntor de 220 volts no painel elétrico, que estava conectado à tomada sendo substituída e remova os fios preto, vermelho, o fio branco do barramento neutro e o fio desencapado do terra. Corte os cabos o mais próximo que puder e se possível rotule-os como “fora de uso”. Conecte a nova fiação ao novo disjuntor, para isso, ligue o fio preto sob o parafuso de bronze no disjuntor, o fio branco ao barramento neutro e o fio desencapado ao aterramento. Para finalizar, ligue novamente o interruptor principal e coloque o novo disjuntor na posição de ligado. Faça um teste conectando uma luz à nova tomada.

Fique atento a todos os riscos desse tipo de operação e lembre-se de desligar a energia local sempre que precisar fazer algum ajuste.

19/02/2014, em Utilidades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia