Dieta para diabéticos

dieta para diabeticos

A dieta  para diabéticos corresponde essencialmente a uma alimentação equilibrada, o pilar sobre o qual assenta qualquer tratamento consiste na manutenção de uma dieta adequada .Esta deve cobrir as necessidades calóricas e nutritivas do doente. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. A glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células, deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível.

Atualmente, a orientação nutricional dos pacientes com diabetes se aproxima muito daquela direcionada às pessoas sem a doença, da mesma idade e sexo. Finalmente, o maior tabu na dieta dos diabéticos já caiu por terra há muito tempo: o de que eles não podem comer carboidratos. ”Eles podem, inclusive, comer os temidos açúcares simples, como a glicose, a frutose e até a sacarose. Para isso, entretanto, precisam orientação nutricional adequada”, explica a endocrinologista.

Dieta para Diabetes

Alimentos  que devem ser evitados:

Açúcar, balas, chocolates, bombons, vinhos, doces, champanha, bolos, tortas,  refrigerante e sorvete , mel, geléias  cerveja, alimentos fritos.

Alimentos permitidos sem restrições:

Cominho, louro, orégano, café e chá (sem açúcar), limão, salsa, salsão, alho, cebola, vinagre, pimenta, carnes e peixes devem ser cozidos, grelhados ou assados. As verduras devem ser preparadas sem gorduras ou farinha.

Dicas para Diabéticos:

1. Faça 5 a 6 refeições ao dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos), de preferência em horários determinados.

2. Os doces devem ser ingeridos, de preferência, junto às grandes refeições, pois estas possuem um maior teor de gordura e, consequentemente, digestão mais lenta.

3. Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.

4. Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose).

5. Cuidado com alimentos lights, eles podem conter açúcar. Lembre-se que o alimento diet, é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro, por exemplo o açúcar pelo adoçante, sendo assim indicado para o diabético. Já o light, é o alimento que contém uma porcentagem menor de um ingrediente (por exemplo: gordura, açúcar) e nem sempre é indicado para o diabético – refresco light contém açúcar.

6. Lembrar que os alimentos diets, frequentemente, possuem outros ingredientes como farinhas, leite, ovos etc, os quais devem ser considerados.

7. Sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo, ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante do produto.

8. Cuidado com água tônica, apesar do sabor amargo, contém açúcar, só beba na versão diet.

17/09/2009, em Saúde

2 Comentários

  • 05/04/2010 at 6:53 pm

    Gostei muito dos comentários, mas gostaria de receber uma dieta completa de frutas, verduras, legumes e carnes.
    Obrigada. Luisa

  • joao silva
    23/04/2010 at 10:10 pm

    gostei de ler esta dieta a qual a qual me ilusidou alguns pontos
    e çertasduvidas soubre a alimentaça a qual vou tentar fazer toudos
    os dias a ver se tenho uma vida menhor. obrigado ate um dia destes.

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia