Dilma Rousseff – Biografia

Dilma Rousseff - Biografia</ins>

Dilma Vana Roussef não é apenas a nova presidente do Brasil, mas também a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto do governo brasileiro. Veja um resumo da biografia/história da presidente Dilma Rousseff, a ex-ministra da casa civil que foi eleita no dia 31 de Outubro de 2010 e entrará para a história da política nacional por ter conquistado 56% do eleitorado e o título de presidente da nossa nação. Nascida em Belo Horizonte no ano de 1947, Dilma possui uma longa trajetória de lutas e conquistas que começou com a sua carreira de militância política quando ela tinha apenas 16 anos de idade.

Em meio a movimentos revolucionários, Dilma casou-se e divorciou-se duas vezes, em 1967 com Claúdio Galeno, um jornalista integrante do Polop – movimento Política Operária e novamente em 1969, com o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo que também estave envolvido em movimentos políticos. Deste último casamento nasceu em 1976, Paula Rousseff Araújo, única filha de Dilma. Antes disso, em 1969 a jovem política descendente de búlgaros, passou a viver na clandestinidade, abandonou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde cursava Economia e chegou a usar diversos nomes falsos, como Estela, Luiza, Maria Lúcia, Marina, Patrícia e Wanda.

Em 1970, Dilma foi presa em São Paulo e ficou detida na Oban (Operação Bandeirantes), onde foi vítima de torturas e maus tratos. Ficou presa por quase três anos, mas não desistiu e nem se intimidou, continuou a participar de reuniões e em 1975, após ter se estabelecido em Porto Alegre começou a trabalhar na FEE – Fundação de Economia e Estatística.

Durante as décadas de 80 e 90, Dilma participou do governo do Rio Grande do Sul, nas secretárias da Fazenda e de Energia, Minas e Comunicações, e nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT). Em 2001 entrou para o PT e em 2003, assumiu o cargo de Ministra de Minas e Energia da gestão petista. Dois anos depois, ela assume o lugar de José Dirceu como ministra-chefe da Casa Civil e conquista a confiança do atual presidente Lula para ser a próxima candidata do PT à presidência da república.  No novo ranking da Forbes, que indica as pessoas mais poderosas do mundo, a nova presidenta da República do Brasil Dilma está em 16º.

04/11/2010, em Variedades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia