Dinâmicas para crianças

dinamicas para crianças

As dinâmicas infantis, muito usadas nas escolas, colônia de férias, igrejas e muitos outros lugares, são uma ótima opção para ensinar valores e lições de moral para crianças através das brincadeiras. Aprender a desenvolver sentimentos de equipe, a respeitar as regras, pessoas e promover a integração entre todos são as principais metas das dinâmicas feitas com crianças, fazendo com que cresçam como pessoas sem preconceitos e preparadas para trabalhar em equipe.

E, mesmo sem querer, crianças e adolescentes acabam aprendendo o real sentido da brincadeira. Sem falar que essas interações são boas para descarregar as energias dos baixinhos. Fizemos uma seleção de dinâmicas infantis muito divertidas e que promove o aprendizado da criançada. Confira!

O Guia do Cego

Objetivo: Compreender a importância dos outros no crescimento individual.

Material: Alguns lenços, bastões (pare servir de bengalas) e uma área com obstáculos, de preferência em campo aberto.

Como fazer:  O coordenador venda os olhos de quatro ou mais pessoas e fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo. Depois fazemos um momento de reflexão com perguntas como: Como vocês se sentiram sem poder enxergar? Tiveram medo? Por quê? De quê? Que acham da sorte dos cegos?

Caranguejos Gigantes

Em um espaço razoavelmente amplo, divida o grupo em duplas, procurando, na medida do possível, variar a composição das mesmas (sexos iguais, sexos diferentes, estatura aproximada, estaturas bastante diferentes etc.)Peça às duplas que se postem de cócoras, de costas um para o outro, e que enlacem seus braços. Oriente-os para que cada dupla seja um corpo só. Um caranguejo gigante. Ao seu sinal, deverão realizar o que será pedido, sem se separar e sempre de cócoras, com o cuidado para não cair. Caindo devem retornar a posição. O objetivo é fazer com que compreendam que sozinhos não podem chegar a lugar nenhum.

Aproveite as dinâmicas para discutir temas polêmicos e fazer com que as crianças aprendam valores para a vida. Conheça mais dinâmicas, acesse:

http://www.scribd.com/doc/504606/dinamicas-jogos

http://casadainfancia.spaceblog.com.br/r5928/Dinamicas-de-Grupo/

26/02/2010, em Dicas

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia