Dinâmicas para sala de aula

dinamicas em grupo jovens crianças

Exemplos de dinâmicas de grupo para sala de aula – Ensinar crianças e jovens exige muito jogo de cintura, métodos diferentes  e recursos diversos, isso já foi comprovado por  professores, pedagogos e psicólogos em todo mundo. Tanto que hoje é consenso o fato de que explorar o lado lúdico do aprendizado contribui muito para fazer  a criançada prestar atenção nas aulas e escutar os professores. Mas atenção, esse tarefa não é tão simples quanto parece.

As dinâmicas de sala de aula precisam ter fundamento, afinal de contas, de que adiantaria, por exemplo, um professor exibir um filme para a turma sem explicar previamente o intuito da atividade? Em outras palavras, sem esclarecer o que ele quer demonstrar para os estudantes, podendo ser o caráter histórico do filme, questão central da história etc. Mas também do que adiantaria fazer um seminário com a turma sem esclarecer previamente que para a atividade dar certo todos devem ficar atentos aos colegas, assim, no final da apresentação todos poderiam debater sobre o tema? Pois é, a essa altura você já deve ter percebido dinâmicas de grupo sem fundamento terminam em bagunça.

Pensando nisso, aqui vão mais algumas dicas para organização qualquer tipo de interação em uma sala de aula: planeje uma dinâmica, não deixe de conversar com os alunos antes de iniciar o que pretende fazer, professor;  assegure que o que você pretende fazer condiz com os recursos disponíveis, não idealize algo com padrões inatingíveis; planeje algo que esteja em sintonia com sua turma, busque dinâmicas que possam envolver  de maneira espontânea os alunos.

Entendeu? Agora confira alguns exemplos de dinâmicas de grupo para você se inspirar:

Dinâmica da caixa de doces: você enche uma caixa com bombons e doces e outra com perguntas escritas em papéis dobrados, sorteie um aluno para iniciar a dinâmica, este pega uma pergunta e tenta responder. Caso ele não consiga responder, ele vai sortear outro aluno para ajudá-lo, daí se esse aluno acertar, ambos ganham doces e sorteiam mais um aluno pra vir pegar outra pergunta e por ai vai…

Dinâmica do teatro: o professor dá um tema e pede para que os alunos encenem um pequeno ato sobre esse tema.

Dinâmica do júri: a turma é dividida em grupos rivais e é simulado um julgamento, onde o professor pede para que os alunos se posicionem diante da questão debatida.

Sites com exemplos de dinâmicas de grupo para crianças, jovens e adultos:

www.scribd.com/doc/6093346/Dinamicas-de-Grupo-Para-Jovens-e-Adultos

www.mundojovem.com.br/subsidios-dinamicas-01.php

www.mabilee.com/2009/09/sugestoes-de-brincadeiras-dinamicas-e.html

ajudandoprofessoras.blogspot.com/2009/02/sugestoes-de-dinamicas-para-o-1o-dia-de.html

03/04/2010, em Educação

Um Comentário

  • Cássia mendes de Almeida
    07/04/2010 at 10:48 pm

    Sou professora de ensino Fundamental e Médio gostaria de receber dinãmicas para aplicar em sala de aula renovando o ensino, diversidade de ensino é o meu objetivo por esse motivo estou pedindo a colaboração de vocês obrigada.

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia