É possível engravidar menstruada?

é possivel engravidar menstruada

Quando se trata de sexo, muitas dúvidas sempre surgem entre homens e mulheres, uma das mais perguntas mais comuns é se é possível a mulher engravidar durante a menstruação. A resposta para essa questão esta no ciclo menstrual e na fisiologia da reprodução. A gravidez acontece quando o espermatozóide encontra o óvulo nas tubas uterinas e fecunda. Num determinado momento do ciclo, que é de vinte e oito dias, o óvulo amadurece e é liberado para as tubas. Lá, ele espera por até 24hrs pela fecundação, se o espermatozóide aparecer durante essa época haverá gravidez, se não acontecer, a parede do útero descamará, gerando assim a menstruação. É nesse período que as duvidas surgem.

Finalmente, a mulher pode engravidar na menstruação?

Os médicos explicam que tudo depende de quanto tempo dura o ciclo de cada mulher, normalmente ele é de vinte e oito dias, mas pode ter também vinte e dois dias ou até menos, tudo depende da particularidade feminina.

O que acontece é que durante a descamação uterina outro óvulo já está sendo preparado nos ovários e, dependendo do número de dias desse ciclo, se a ovulação acontecer poucos dias depois ele pode ser fecundado, já que o espermatozóide consegue sobreviver no meio uterino por pelo menos três dias. É a partir daí que surgem as chances de gravidez, sendo maiores em adolescentes e em mulheres muito jovens, pois a ovulação destas não acontece de forma regular. Apesar de tudo isso, é um risco muito baixo e geralmente considerado negativo no meio médico.

É importante também levar em consideração que durante o período de fertilidade a mulher pode ter um sangramento (durando pouco) que não deve ser confundido com a menstruação, portanto, a pratica de relações sexuais poderá ocasionar uma gravidez. Por isso é muito importante que o casal tenha um método contraceptivo e o use nesse período. Uma sugestão é o uso associado do preservativo com a pílula anticoncepcional, com o DIU, diafragma ou outro método mais apropriado, já que dois meios de contracepção são mais seguros que apenas um.

02/04/2010, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia