Exame admissional

exame admissional

Com o objetivo de promover e preservar a saúde do trabalhador, bem como de garantir a segurança do empregado e evitar futuros problemas, as empresas realizam o exame admissional antes de o funcionário começar a trabalhar efetivamente na empresa. Esse exame inclui os realizados frequentemente em laboratório: Glicemia, Hemograma Completo, fezes e urina e outros mais específicos que variam de acordo com a função que o trabalhador irá desempenhar, como por exemplo: Audiometria, Eletrocardiograma etc.

De acordo com o resultado dos exames, o médico do trabalho determinará se aquela pessoa encontra-se apta ou inapta para realizar essas funções, assim, a empresa pode se certificar das reais condições de saúde antes de realizar o contrato e evitar que esse mesmo funcionário possa alegar que adquiriu algum tipo de doença que já possuía no trabalho.

Depois de realizados os exames, o funcionário receberá o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, um documento emitido pelo médico que possui as seguintes opções: Apto para a função, Apto para a função com restrições, Inapto temporariamente ou Inapto para a função.  Considerado apto, o trabalhador é contratado e começa a trabalhar na empresa.

De acordo com as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do trabalho, devem ser realizados periodicamente novos exames, o mais comum é que esses exames se repitam anualmente, porém funções de risco exigem um período mais curto para a realização do check – up.

Caso o trabalhador troque de função dentro da mesma empresa e nesse outro cargo exerça atividades em que esteja exposto a riscos ambientais diferentes ao anterior, novos exames deverão ser realizados para esse novo trabalho. O mesmo acontece em casos de afastamento por mais de trinta dias, excetuando-se o período de férias.

Quem paga o exame admissional: a empresa ou o funcionário? A lei determina que é a empresa que deve assumir todos os encargos com exames admissionais completos, pois, do contrário, se qualquer doença que acometer o funcionário ela deverá pagar indenizações.

Não deixe de fazer o exame admissional, empregado ou empregador é uma garantia para ambos da preservação da saúde do trabalhador!

01/03/2010, em Utilidades

Um Comentário

  • Luis
    14/07/2010 at 7:33 pm

    Façam-se rir.

    Até parece que o exame admissional feito por esses médico do trabalho são como o descrito no texto utópico acima.

    Medem a pressão, auscutam o oração, põe o estetoscópio nas costas do “paciente” e fazem uma ou duas perguntas e depois mandam embora… com um atestado de saúde.

    Me desculpem a sinceridade, mas, acho que esse artigo foi escrito na França.

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia