Exame de Próstata – Como é feito

exame de prostata

Saiba como é feito o exame de próstata, órgão de exclusividade masculina responsável pela produção e secreção de um líquido que se junta a outra secreção produzida pela vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozóides. É também dentro da próstata que ocorre a transformação da testosterona, hormônio responsável pelo crescimento desse órgão. Mas pesquisas já comprovaram que o crescimento da próstata está intimamente ligado a idade do homem, assim sendo homens com idade acima de 45 anos possuem maior risco de apresentarem um crescimento acelerado, daí a importância de realizar um exame preventivo regularmente.

Esse exame de próstata é feito por um médico urologista através do toque retal, onde o médico avalia o tamanho e o volume da próstata com a ponta do dedo. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado a outro exame, a dosagem PSA, que confirma a presença ou não de um tumor prostático.

Alguns sintomas podem ser identificados pelo homem e refletem condições patológicas, são eles: jato urinário cada vez mais fraco; dificuldade ou demora para iniciar a micção; necessidade frequente de urinar; acordar à noite para urinar; interrupção involuntária do jato urinário; presença de sangue na urina; dor ou sensação de queimação durante a micção e sensação de que não pode segurar a urina. Casos familiares com câncer na próstata também devem ser levados em consideração, visto que essa doença apresenta caráter genético. Em todo caso, a prevenção é sempre o melhor remédio, essa é a função do exame de próstata, detectar previamente disfunções nesse órgão.

Por isso, se você tem mais 45 anos, procure um médico e não deixe de fazer o exame regularmente para evitar se surpreender futuramente com uma doença tão terrível, lembre-se que se descoberta a tempo, o câncer de próstata pode ser curado.

10/03/2010, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia