Gravidez de gêmeos – Como ocorre, sintomas

gravidez gemeos

A gravidez de gêmeos sempre surpreende a gestante, principalmente aquelas que não possuem caso de gravidez dupla na família. Algumas mulheres preferem não ficar sabendo do sexo do bebê e deixar para o nascimento, mas é natural e recomendável que a gestante saiba quantos bebês ela está carregando, especialmente por conta da preparação que deve ser feita para quando os gêmeos nascerem.

Na maioria das vezes, a apresentação de alguns sinais e sintomas da gravidez de gêmeos são inquestionáveis e sempre deixam a mulher em dúvida quanto a sua gestação,  por exemplo: Ganho de peso maior e mais rápido, Rápido crescimento abdominal, Indisposição matinal severa, Movimento fetal mais cedo na gravidez, Resultados anormalmente altos para um teste de AFP, Fadiga extrema, Maior retenção de líquido e Predisposição para ter gêmeos. Tudo isso para aumentar a adaptação do corpo da mãe a dois novos seres.

Como corre a gravidez de gêmeos

Há dois tipos de gêmeos: os idênticos e os fraternos. A diferença está no processo de fecundação, onde na formação de gêmeos fraternos, também chamados de bivitelinos, há dois óvulos e dois espermatozóides envolvidos, que dão origem a dois fetos no mesmo período, sendo assim, neste caso, os bebês não compartilham a mesma estrutura que os nutrem, e podem ser tão distintos quanto dois irmãos não gêmeos, apresentando sexos, ou mesmo grupos sanguíneos diferentes.

Já os gêmeos idênticos ou univitelinos, há apenas um óvulo e um espermatozóide envolvidos no processo, mas que após a fecundação dão origem a duas células diferentes que darão origem aos gêmeos idênticos, geralmente possuem a mesma placenta. Quando nascem, os gêmeos idênticos além da semelhança física, apresentam um padrão comportamental bem parecido, o que na ocorre entre os gêmeos fraternos.

Aproximadamente 70% dos casos de gestação de gêmeos em todo o mundo são bivitelinos. Mas como em toda gestação, a de gêmeos também precisa ser acompanhada e ainda mais, devido aos desconfortos sentidos pela mãe durante a gravidez. Por isso, as futuras mamães de gêmeos devem procurar um médico obstetra desde o início para serem acompanhadas mês a mês.

15/06/2010, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia