Intolerância ao glúten – Alimentos proibidos e dieta

Diarréia ou prisão de ventre, anemia, osteopenia, rinite, sinusite, alterações na pele, doenças autoimunes, enxaqueca, depressão, sensação de inchaço e aumento da gordura abdominal ou emagrecimento, são alguns dos sintomas clássicos da intolerância ao glúten, também conhecida como doença celíaca. Esta doença crônica causa um déficit na absorção ao provocar uma alteração da mucosa do intestino delgado proximal, e apesar de estar comumente ligada a infância, também pode surgir na fase adulta.

O glúten, é uma mistura de proteínas contidas no trigo, centeio, aveia, cevada e triticale. Portadores da doença celíaca devem seguir uma dieta rigorosa com eliminação desses alimentos e de outros que contenham os referidos grãos ou alguns dos seus componentes. O mecanismo da doença celíaca é desencadeado pelo ataque ao sistema imunológico, que danifica a estrutura da mucosa do intestino delgado, impossibilitando a absorção de nutrientes vitais. O diagnóstico da doença é dado após a confirmação em resultados de exames específicos.

Intolerância ao glúten - Dicas,dieta

O uso generalizado de emulsificantes, espessantes e outros aditivos derivados de grãos que contêm glúten nos alimentos processados ??industrialmente, é um dos fatores que causam e agravam a doença. No contexto atual em que vivemos, o problema é resultado da substituição de uma dieta equilibrada  por alimentos de fáceis preparo, acesso e consumo.

O tratamento consiste basicamente em retirar esses alimentos do cardápio, o que já leva à melhora ou o desaparecimento dos sintomas. Neste sentido, seguir uma dieta variada e equilibrada é essencial para suprir possíveis carências nutricionais, ao mesmo tempo em que deve ser incentivado o consumo de alimentos naturais que não contêm glútem, tais como: milho, arroz e sorgo, legumes, frutas, leite e alguns derivados, carne, peixe e ovos. Para garantir uma ingestão adequada de carboidratos e calorias, alguns dos alimentos citados acima, especialmente o arroz, milho e a batata, são especialmente indicados. É importante ter atenção, ler os rótulos cuidadosamente e evitar os alimentos que devem ser expressamente evitados.

02/05/2012, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia