Lista negra do Procon

O Procon – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo, incluiu na lista de empresas que devem ser evitadas pelos consumidores, mais de setenta lojas virtuais, listadas no link indicado a seguir. A lista completa possui 275 razões sociais que receberam reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico, principalmente quanto a falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor.

De acordo com o divulgado pelo Procon, tais empresas foram procuradas, no entanto nenhuma resposta foi apresentada para solucionar os problemas. Na lista divulgada, o consumidor terá informações como endereço eletrônico da loja, sua razão social, bem como o número do  CNPJ ou CPF, além de ser apresentado a condição de “fora do ar” ou “no ar”.

Tais endereços devem ser evitados, pois não foi possível solucionar nenhuma das questões apresentadas pelos consumidores, algumas vezes pelo fato de esses fornecedores virtuais não serem localizados em rastreamentos feitos no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, que é o responsável pelo registro de domínios virtuais no Brasil. A medida adotada pelo Procon foi denunciar os casos ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania – DPPC e ao Comitê Gestor da Internet – CGI, que é o responsável pelo controle do registro de domínios no Brasil.

Lista negra do Procon - SP

Em todo caso, vale a pena adotar medidas de segurança antes de realizarmos compras pela internet. Portanto, procure no site contatos, que não sejam apenas virtuais, como SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, e ligue antes de fechar o negócio, para certificar-se de que a empresa oferece um atendimento adequado aos consumidores. Outra dica é comprar apenas sites indicados por amigos, que já tenham comprado e recebido qualquer mercadoria vendida pela empresa sem nenhum tipo de problema. Acesse o site do Procon-SP e saiba quais são os sites que devem ser evitados.

Lista negra do Procon, sites das lojas para não comprar: www.procon.sp.gov.br/sitenaorecomendados

28/04/2013, em Variedades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia