Lucro presumido e lucro real

lucro presumido lucro real

Qual a diferença entre lucro real e lucro presumido, fique atento e não erre mais – De acordo com a legislação tributaria, há duas formas de conceituar o lucro relativo às atividades operacionais de uma empresa, o lucro real e o lucro presumido. E essa é a dúvida de muitas pessoas quando vão calcular e declarar o imposto de renda anual. Para solucionar esse problema, vamos dar uma explicação bem prática e simplificada, mas que te ajudará a entender a diferença entre os dois.

Quando falamos em Lucro real, estamos nos referindo a todos os impostos calculados com base no lucro real da empresa, isto é, levando em consideração todas as receitas, diminuídas dos custos e despesas naquele determinado período, estando de acordo com as leis fiscais e comerciais. Por outro lado, o Lucro presumido tem como base os impostos que são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente do valor, ou até mesmo da existência de lucro naquele período. Nesta última modalidade, são levados em consideração basicamente dois tributos, são eles: o IRPJ – Imposto de Renda pessoa jurídica e CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, todos com alíquota já definidas na lei, variado de acordo com o faturamento de cada empresa e com apurações trimestrais. Por isso, costumamos utilizar os temos, Lucro Presumido trimestral e Lucro Real anual.

Todas as empresas que não se enquadram ou que não optaram pelo Super Simples, podem fazer a declaração anual de renda tendo como base o Lucro Real, o Lucro Presumido e outras modalidades existentes. Segundo a legislação tributária, não se enquadram no sistema do lucro presumido empresas que obtiveram receita anual superior a 48 milhões, pessoas jurídicas que possuem atividades financeiras com lucros ou rendimentos provenientes do exterior ou que trabalhem no ramo de “factoring”, estando obrigadas a realizar a apuração pelo lucro real.

Totorial como calcular o IRPJ – Lucro real mês a mês: www.portaldeauditoria.com.br/tematica/caltrib_exemplodeapuracao.htm

Totorial como fazer o cálculo do CSLL – Lucro presumido: www.portaltributario.com.br/guia/lucro_presumido_csl.html

06/04/2010, em Utilidades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia