Meias de compressão e varizes

O uso de meias compressivas é uma das principais formas de combater os sintomas das varizes.  Pois é, quando usadas corretamente, as meias elásticas exercem uma compressão nas pernas e são uma das principais condutas auxiliares no tratamento de veias varicosas e outras doenças vasculares que acometem as pernas, como trombose venosa, linfedemas e até úlceras de estase venosa. Isso acontece pois o efeito compressivo reduz o diâmetro das veias fazendo com que as válvulas venosas se fechem e evitando que o sangue se acumule.

Pois é, de acordo com angiologistas, médicos especialistas em doenças que acometem os vasos sanguineos, essa compressão proporcionada pelas meias reduz o inchaço das varizes, que incomoda bastante ao final do dia, além de eliminar também aquela sensação de cansaço e peso nas pernas. Esse resultado é obtido com uma compressão de intensidades diferentes ao longo da meia, sendo mais intensa nos pés e menor na perna, o que favorece o retorno do sangue venoso e evita acúmulo nas veias.

Meias de compressão e varizes

Muitas pessoas ainda hesitam em usar a meia, pois acham que a mesma precisa ser como a meia calça, da cintura aos pés, mas conforme afirmam os médicos, a maioria das prescrições é para usar meias três quartos, uma vez que grande parte das varizes se concentra abaixo dos joelhos. Além disso, de acordo com médicos que prescrevem as meias de compressão, o uso apenas em período do dia já ajuda no controle dos sintomas. Esse detalhe é especialmente válido para quem mora em cidades muito quentes.

No entanto, é importante estar alerta pois existem contra-indicações para o uso das meias, essas incluem: varizes graves o suficiente para abrir feridas na perna e entupimento das artérias, a chamada aterosclerose. Existem várias marcas e modelos para atender às especificidades de cada paciente e da patologia apresentada. Em todo caso, aspectos sempre levados em consideração são o tamanho da perna e o grau de insuficiência vascular.

16/10/2012, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia