Menopausa e sintomas

menopausa e sintomas

O corpo da mulher entre os 45 a 55 anos passa por alterações importantes, cuja principal característica é a parada da menstruação ( menopausa). Os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona e de eliminar óvulos, conseqüentemente a mulher deixa de menstruar pondo fim a sua capacidade reprodutiva.

O período que antecede a última menstruação, pode levar anos e é chamado de Climatério . Nessa fase ocorre o decréscimo progressivo da capacidade reprodutiva feminina. Todas as mulheres a partir dos 35 anos começam a experimentar a pré-menopausa. É quando a fertilidade começa a despencar, segundo o ginecologista e obstetra Rogério Bonassi Machado, “a mulher no auge da vida reprodutiva têm 75% de chances de engravidar em seis meses, depois dos 40 anos a probabilidade de engravidar não passa dos 20%”.

A expressão “menopausa” designa a última menstruação e todo o período que a antecede é classificado em fases:

Pré-menopausa (“aproximadamente” dos 35 aos 48 anos)
Não existe um consenso sobre a época em que se inicia para alguns médicos ela pode começar aos 35 anos, outros acham que só aos 40.
• Sinal: queda acentuada da fertilidade.

Perimenopausa (dos 45 aos 50 anos)
Abarca o período de dois a três anos antes da última menstruação e até um ano depois.
• Sinais: irregularidade no ciclo menstrual, ondas de calor (fogachos), transpiração intensa, dificuldade para dormir, irritabilidade e sintomas parecidos com os da TPM, porém mais intensos.

Menopausa (por volta dos 48 anos)
É o nome que se dá à última menstruação, ela só deve ser reconhecida como definitiva após um ano de total ausência do sangramento.

Pós-menopausa (dos 48 aos 65 anos)
Vai da última menstruação aos 65 anos, quando a mulher ingressa na chamada terceira idade.
• Sinais: a vagina seca, maior propensão a infecções urinárias, escape involuntário de urina, perda da libido, aumento do risco de câncer de mama, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Sintomas da Menopausa

Nem todas as mulheres se queixam, mas boa parte delas sentem:

1. Ondas de calor
2. Suores noturnos
3. Insônia
4.Menor desejo sexual
5. Irritabilidade
6.Depressão
7.Ressecamento vaginal
8.Dor durante o ato sexual
9.Diminuição da atenção e memória

Reflexos Pós-menopausa:

A  falta do estrógeno atrofia a vagina  e suas paredes se tornam vulneráveis a traumas. As relações sexuais podem se tornar mais difíceis e doloridas.

A perda de elasticidade atinge também a uretra, o que pode desencadear problemas como inflamações, incontinência e o que os médicos chamam de urgência miccional ( vontade incontrolável de fazer xixi).

O estrógeno estimula o colágeno, que dá viço à pele, protege o coração, ajuda a diminuir o colesterol ruim e a elevar o nível do colesterol bom na circulação. Quando esse hormônio mingua, surgem as doenças cardiovasculares.

A ausência do estrógeno abre espaço para a osteoporose o estrógeno auxiliava na produção e na reabsorção dos tecidos ósseos.

Após a menopausa ocorre diminuição fisiológica da energia dos rins que é responsável pelo crescimento, desenvolvimento, dinamismo e sexualidade.

Há diminuição da força do cabelo, enfraquecimento ósseo e auditivo. Com a diminuição dos estrogênios diminui o tônus muscular.

Para amenizar esses problemas são indicados alimentos que tonifiquem a energia vital, ricos em vitaminas, cálcio e outros minerais que minimizam ou retardam o envelhecimento e a osteoporose.

28/08/2009, em Saúde

8 Comentários

  • angela khalil
    12/09/2009 at 3:43 pm

    Boa tarde.Tenho 45 anos.vou a ginecologista todo ano em fevereiro.Faço preventivo,ultrason endovaginal,mamografia.graças a Deus nunca deu nada.meu marido fez vasectomia em março de 2008.Em julho do mesmo ano apos espermograma,parei de tomar a pilula.minha ultima menstruaçao veio dia 30/07/2009.Sera que estou entrando na menopausa?minha vagina nao esta ressecada,e minha libido aumentou.nao sinto suores noturnos e nem aqueles calores .obrigado pela atençao.

  • Ma. da conceição F. correia
    06/10/2009 at 7:32 pm

    Bem, tenho hoje 44 anos, mais desde 37 anos, começei a sentir todos esses sintomas de menopausa, a minha medica disse que eu era muito nova na epoca para pensar em menopausa, só que ate hoje, passo muito mau, sinto calor, outra hora e calafrios, suores noturno, depois fico vermelha na parte dos seis e rosto , parece que meu sangue vai sair por lá,estou também acima do meu peso, ate minha pressão sobe, sinto alegria e depois tristeza, não consigo mais ter relação com meu esposo, pois não sinto nenhuma vontade, nada, nada, tenho insonias e as vezes tenho que tomar diazepan para dormir, tenho problemas de nervos, tomo remedio: clozal e fluoxetina e tambem a 02 anos tomo tamiza de 30, para não menstruar, pois era horrivel o fluxo quando mestruava, vou ao medico nunca da nada, não sei o que fazer?
    Isso ja desde os 37 anos, ate hoje com 44 anos, não aguento mais, sera que isso passa um dia, ou não tem fim nunca, as vezes acho que nunca mais vou voltar a ser quem era de bem com a vida, por favor me ajude!!!

    Manaus-am.

  • Bianca Cristina da Silva.
    27/02/2010 at 7:27 pm

    Dùvida sobre menopausa:
    Tenho 35 anos vou fazer 36 anos agora em junho, desde março do ano passado fiquei , 3 meses sem menstruar, a minha mestruaçâo sò voltou em junho e durante esses periodos senti muito calor, era inverno e eu tava suando escorria suor em meu rosto parava e de repente começava tudo de novo.
    Deu um tempo e parou agora voltou de novo tô suando demais nâo aguento mais esse maldito calor, o meu rosto e o meu corpo soa demais tenho atè vergonha de conversar com as pessoas e tenho que ficar me abanando, pra referscar.
    E a minha mestruaçâo anda atrasando de novo.
    Serà que posso etár fazendo a menopausa aos 35 anos?
    Pois eu mestruei com 11anos de idade.
    Tem algum remèdio que eu possa tomar para acabar com esse calor que eu nâo aguento mais?
    Qual o nome do remédio?

  • janaina Carneiro de Souza Coutinho
    29/03/2010 at 7:54 pm

    Tenho 36 anos e estou passando por esse processo de onda de calor,
    iritabilidade, sintomas da mestruação contante, dor de cabeça , fadiga , sensação de desmaio, presção baixa , falta disposição , esquecendo as coisas…etc
    Quando mestruei pela 1º tinha 9 anos de idade…
    Esiste tratamento para isso?

  • maria de Lourdes Gonçalves
    02/04/2010 at 6:41 pm

    Eu estou com 45 anos, tenho laquiadura já há 16 anos, minha menstruação esse mes achei estranho sempre fiquei 5 cinco dias quer dizer os 3 primeiros dias vem bastante e os outros 2 menos, e esse mes além dos 5 dias ficou mais uns 4 dias eu urinava ia me enchugar no papel aparecia sangue, fiquei preocupada o que pode ser isso?

  • .miriam onofre de oliveira silva
    12/04/2010 at 10:58 am

    Tenho46 anos,desde o ano passado não sou mais a mesma;sinto muito calor,tem dias que meus pés e mãõs gelam,tenho dores nos seios,dias chora demais,fico alguns dias sentindo tontura,enfim cada dia uma sintoma difrente,me sinto sem animo e as penso que estou morrendo cada dia,fui ao medico e ele me receitou DIURIX só meio comprimido,e ASS dois ao dia,me senti melhor do calor mas sinto muita dores no corpo todo,por favor gostaria que me ajudesse,não aguento mais,agora que chegram tres netos lindos não consigo curtir esse momento.Obrigada

  • 03/05/2010 at 3:00 am

    tenho 42 anos, minha ultima menstruação ocorreu 26/04. porem veio irregular. fiquei qz 10 dias menstruada. achava q tinha cessado e voltava. pouco sangramento porem sangue vivo. ando sentindo muita dor no bico dos seios, enjoo, taquicardia, coração dispara do nada,mãos e pés frios e suores frios tmbm. fiz exame de farmacia pra tirar duvidas se estava gravida. o resultado deu positivo. porem anda aparecendo espinhas, isso ocorre todo mes qndo estou pra menstruar. to confusa será q pode dar positivo um exame de gravidez e ser menopausa? to confusa. espero resposta. grata.

  • BIANCA GOMES
    25/08/2010 at 2:24 pm

    Eu tenho 38 anos, estou sentindo meus nervos abalados, palpitações, mãos e pés ficam gelados, não posso me preocupar com nada, pois logo sinto a sensaçao de medo, aperto e frieza no peito, mestruei a primaira vez com 15 anos. Será que são sintomas da menopausa.

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia