Modelo de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas essenciais para um eficiente gerenciamento dentro de uma empresa. É com base no fluxo de caixa que pequenas, médias e grandes empresas controlam a entrada e a saída de capital, funcionando como um controle de todas as receitas e despesas. Sem essa ferramenta fica muito difícil criar e desenvolver um planejamento financeiro, traçar metas e o principal, saber o quanto um determinado empreendimento está lucrando.

Como já foi dito, o fluxo de caixa é pode ser utilizada em diversos estabelecimentos, desde a mercearia da sua rua até a rede de supermercados da sua região, a diferença está nos tipos utilizados, por isso vamos mostrar aqui alguns modelos de fluxo de caixa, aí é só você escolher o que mais se encaixa ao estabelecimento que você possui ou trabalha.

Os mais conhecidos são os de base direta e de base indireta, o primeiro é mais utilizado por micro e pequenas empresas, pois neste tipo, o gerente só adiciona ações realizadas, já no indireto é feita uma previsão dos lucros naquele período, funcionando também como uma forma de incentivo para as vendas, uma vez que, quando as metas não são alcançadas, sabemos que será necessário elaborar ações para aumentar os lucros. Como você pode observar, nos modelos abaixo, no fluxo de caixa são registrados todos os gastos, incluindo água, energia, remuneração dos funcionários e colaboradores, aplicações, aluguel, impostos, material de consumo, gastos com pessoal e outras despesas existentes.

Gerentes, administradores e até mesmo o proprietário são os responsáveis pelo controle do fluxo de caixa, desempenhando a tarefa mais difícil dentro da empresa, que é controlar o dinheiro que entra e sai. Abaixo você encontrará um modelo de fluxo de caixa direto e outro indireto. Aproveite as dicas, e fique de olho nas contas!

Download – Modelos de Fluxo de Caixa grátis

Salve as imagens em seu computador para visualizar os modelos em tamanho real.

modelo fluxo caixa

modelo fluxo caixa

08/04/2010, em Utilidades

2 Comentários

  • carlos marcelo macedo de souza
    10/04/2010 at 4:36 pm

    obrigado, pela ajuda.

  • Paulo Cesar
    12/04/2010 at 6:05 pm

    Boa tarde!
    preciso de sua ajuda.

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia