Moedas mais valorizadas do mundo

moedas mais valorizadas do mundo

Representando a economia de um país, a moeda é o instrumento de troca utilizado em quase todas as transações comerciais. Em todo o mundo existem centenas de moedas diferentes, cada uma com uma representação na economia mundial equivalente ao poder financeiro que a nação que a adota possui. Devido à grande importância internacional, algumas moedas são utilizadas como padrão para trocas comerciais, esse é o caso do dólar e do euro, algumas das moedas mais valorizadas do mundo.

No mercado de ações mundial, é comum observamos altas e baixas na valorização de uma moeda, mas geralmente aquelas que são consideradas mais estáveis oscilam pouco e por isso, são mais confiáveis e denotam um crescimento e estabilização da economia de um país. O Real, moeda brasileira desde 1994, vêm desde então se consolidando como uma das mais valorizadas da economia mundial. Atualmente o Real está mais valorizado que o dólar, o que implica maior interesse por partes de investidores estrangeiros. Entretanto, deve-se levar em consideração que uma valorização monetária muito superior poderá prejudicar as exportações do país.

No topo da lista das moedas mais valorizadas do mundo, a Libra esterlina é a moeda oficial do Reino Unido e possui grande circulação a nível internacional. Ao longo do tempo, a libra ganhou bastante confiança no mercado financeiro e superou em valores, o euro e o dólar. O segundo lugar é ocupado pelo Euro, moeda oficial de dezesseis países da União Européia: Alemanha, Bélgica, Áustria, Chipre, Eslovênia, Espanha, Eslováquia, França, Finlândia, Itália, Irlanda, Grécia, Luxemburgo, Países Baixos, Malta e Portugal.

Outra moeda que também tem ganhado bastante valorização nos últimos anos é o Iene, moeda japonesa que é utilizada em transações financeiras entre países de todo o mundo. Situada a frente do dólar e do Real, o Iene é a terceira moeda mais valorizada do mundo, possuindo assim grande representatividade no cenário econômico mundial.

Mesmo depois de sucessivas desvalorizações, o Dólar ainda é uma das moedas mais valorizadas, pois além de ser utilizada em reservas internacionais também é adotada como moeda de troca oficial entre muitos países. Oficialmente, o dólar é usado como moeda única nos Estados Unidos, Timor Leste e em Porto Rico, mas circula em praticamente todas as nações do mundo.

23/08/2010, em Variedades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia