Onde tirar carteira de trabalho

onde tirar carteira de trabalho

A carteira de trabalho e previdência social – CTPS é o documento necessário para validar a vida funcional de um trabalhador, sem ela não é possível se cadastrar no Ministério do Trabalho ou na Previdência Social e nem obter os benefícios que todos os trabalhadores registrados têm direito. Onde tirar carteira de trabaho? Para tirar a CTPS é necessário comparecer a uma agência do Ministério do Trabalho em sua cidade, aos postos de atendimento da Secretaria da Fazenda ou ainda, a outros postos de atendimento ao cidadão disponíveis em sua região.

Como tirar carteira de trabalho

Os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho são: documento de identificação, que pode ser o RG ou qualquer outro documento que contenha as informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil: Nome, Local/estado de nascimento, Data de nascimento, número do documento de identidade, órgão emissor e Filiação; 02 fotos 3×4; comprovante de residência e Certificado de Reservista, para homens com idade superior a 18 anos.

A carteira de trabalho pode solicitada a partir dos 14 anos de idade, mas a contratação de menores de idade só deve ser feita na condição de menor aprendiz, sendo considerado irregular o empregador que não atender as leis do Ministério do Trabalho. Quanto mais cedo for solicitada a emissão da carteira de trabalho melhor, pois assim não será preciso se preocupar, caso haja demora no processo. Em caso de emissão de segunda via o procedimento é o mesmo, entretanto o requerente só poderá solicitar uma nova CTPS em casos de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação. Para extravio, furto, roubo e perda, além de documentos e fotos, é imprescindível a apresentação do Boletim de Ocorrência Policial.

Se você já possui mais de 14 anos de idade, compareça a um dos órgãos citados acima e solicite a sua carteira de trabalho para garantir o acesso a todos os direitos trabalhistas quando for empregado.

05/07/2010, em Utilidades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia