Paisagens naturais do Brasil

O Brasil é um país rico em paisagens naturais, em todos os cantos do país podemos admirar belíssimas criações da natureza que enchem os olhos de turistas nacionais e internacionais. Algumas formações como o pantanal mato grossense são exclusividades do nosso país e merecem o nosso prestígio e valorização. As paisagens naturais brasileiras são resultado da combinação de diversos elementos que definem características próprias de cada uma, são os fatores climáticos, a vegetação e a fauna local. Confira agora quais são as principais características de cada uma das paisagens naturais do Brasil.

Floresta Equatorial: Constitui a maior área ocupada por floresta no Brasil, composta por espécies latifoliadas e perenes que formam uma vegetação fechada e bastante heterogênea com uma grande variedade de vegetais. Também chamada de Hiléia, essa floresta está ameaçada de extinção por conta das intensas queimadas e retirada desenfreada de madeira e outros recursos naturais da área.

Floresta Tropical Atlântica: Uma das formações mais destruídas da paisagem natural brasileira, atualmente encontra-se limitada a pequenas reservas. Possui características semelhantes a floresta equatorial, possuindo também vegetações higrófila, com espécies latifoliada, perenes, formando uma mata densa e heterogênea.

Mata dos Pinhais: Presente principalmente nos estados do Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Hoje, a Mata dos Pinhais conta com apenas 4% de sua área original. Constitui uma mata aberta, com vegetações aciculifoliadas e adaptadas a ambientes frios, as espécies mais comuns são: a Erva mate, o Pinheiro do Paraná, e a Araucária angustifólia.

Mata dos Cocais: Essa paisagem abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio grande do Norte. É constituída essencialmente de coqueirais com espécie, como o babaçu e a carnaúba.

Caatinga: Formação característica de regiões semi-áridas localizadas no Nordeste brasileiro. As espécies predominantes recebem o nome de xerófitas, as mais conhecidas são as cactáceas, como o xique-xique, o mandacaru e o faxeiro.

Cerrado: Presente em mais de 10 estados brasileiros, essa formação é característica de regiões de climas tropicais semi-úmidos e solos pobres e ácidos. Devido a vegetação predominante nesta paisagem, as áreas são bastante utilizadas por grandes empresas agrícolas para a implantação da agricultura mecanizada.

Todas essas paisagens, apesar de estarem sendo exploradas de forma inadeqada, ainda são roteiros de viagens maravilhosas ao redor do Brasil, em cada uma dessas você terá a oportunidade de conhecer e observar belíssimas  formações naturais diferentes, como: cachoeiras, montanhas, lagos, praias, campos repletos de flores e muito mais. Consulte uma agência de viagem e visite uma das paisagens naturais do Brasil!

Fotos de praias do nordeste e sul, Fernando de Noronha, Pantanal e Amazônia – Paisagens brasileiras para conhecer numa viagem

05/08/2010, em Variedades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia