Placas de trânsito – Significados

As placas de sinalização dispostas em ruas, avenidas, rodovias e outras vias de circulação, servem para orientar e manter o fluxo de trânsito em perfeita ordem e segurança.  A sinalização é feita através de símbolos ou legendas pré-conhecidos e legalmente instituídos, além disso, são dimensionadas e confeccionadas com materiais refletivos para garantir a visibilidade noturna. Basicamente, são utilizadas três tipos de placas de trânsito, as de regulamentação, nas cores branca, vermelha e preta; as de advertências, nas cores amarela e preta e as de indicação, nas cores azul, verde, branca e preta.

Como o próprio nome já diz, as placas de regulamentação indicam obrigações, proibições e limitações que proporcionam o uso correto das vias, normalmente são circulares e possuem o fundo branco e a borda em vermelho. Não obedecem a essa regra apenas a placa referente à “Parada Obrigatória”, que é octogonal e possui o fundo vermelho e a placa que indica “Dê preferência”, que possui o formato triangular.

Placas de advertência servem como um alerta para os motoristas, mostrando perigos que não são visíveis e que, por isso, passam despercebidos provocando inúmeros acidentes. Todas as placas dessa categoria possuem a forma quadrada e as cores amarela e preta destacando os símbolos indicados em cada uma. Normalmente referem-se a curvas, cruzamentos, perfis, estreitamento de pista, diferentes sentidos, ferrovias e perigos iminentes.

Já as placas de indicação têm caráter de orientação aos condutores, sinalizando nomes de cidades, distância entre elas, quilometragens em rodovias e outras informações importantes. Em geral, são classificadas em quatro subgrupos: Orientação e Destino, Serviços Auxiliares, Educativa e Atrativos Turísticos.

Todos os motoristas devem saber a mensagem que cada uma dessas placas transmite, não apenas para evitar as multas, mas também para acompanhar o trânsito de uma cidade e prevenir acidentes. Confira nas imagens abaixo, algumas placas de sinalização e os seus respectivos significados, regulamentadas pelo  Código de Trânsito Brasileiro.

Significado das placas de trânsito

placa transito

placas de transito

04/08/2010, em Educação

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia