Pressão alta – Alimentos que ajudam a baixar pressão

pressao alta

A Hipertensão (pressão alta) é um mal silencioso que afeta mais da metade da população brasileira, especialmente a que se encontra na faixa etária acima de 50 anos de idade. O principal sintoma é o aumento gradual na pressão arterial sistêmica que pode vir acompanhado de tonturas, dores de cabeça e sensações de mal estar constantes. A maioria das pessoas hipertensas não sabem que apresentam tal quadro, até que danos maiores tenham sido causados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina, a pressão arterial é considerada numericamente normal no valor 120/80 mmHg, sendo considerada hipertensa a pessoa que apresenta pressão igual ou superior a 140/90 mmHg constantemente. Alguns tipos de medicamentos ou até mesmo emoções e o estresse, podem levar ao aumento da pressão durante um curto período de tempo, por isso antes de ser diagnosticado como hipertenso, o paciente deve ser submetido a exames mais específicos que mostrem a variação dos valores pressóricos por um tempo maior.

Grande parte dos casos de pressão alta, são chamados de Hipertensão primária por não possuírem uma causa definida. Entretanto, alguns fatores são de importância crucial para a elevação da pressão arterial, como por exemplo: tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, estresse e principalmente a obesidade. Alimentos ricos em gordura e em sal prejudicam muito a situação do hipertenso, pois diminuem o calibre dos vasos sanguíneos e promovem o aumento de liquido corporal, dificultando assim a passagem do sangue por veias e artérias, o que resultará no aumento da pressão.

Por outro lado, existem alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial, é o caso de alguns legumes, verduras e grãos integrais, além de outros que possuem em sua composição o composto ômega 3, como os Frutos do mar, a linhaça e peixes gordurosos. Estudos científicos recentes mostram que outros alimentos como brócolis, couve, espinafre, figo, aspargo e lentilha, também auxiliam na redução da pressão arterial. Se você é hipertenso, aproveite as dicas e aprenda a cuidar melhor da sua saúde!

10/08/2010, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia