Previdência Privada – O que é, simulação de aposentadoria

Os economistas recomendam que a renda mensal após o período produtivo de todo trabalhador seja no mínimo o equivalente a 70% da renda atual, considerando que neste período os filhos já estarão independentes, a sua casa própria já estará quitada, e outros gastos necessários hoje, não farão parte do seu orçamento no futuro. Pois é, no entanto, muitas vezes apenas a contribuição que é dada à Previdência Social não é suficiente para garantir essa renda. Neste contexto, a previdência privada surge como uma boa saída, desde que bem elaborada e aplicada com disciplina.

Para quem nunca ouviu falar desta forma de previdência, essa consiste em um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar. Basicamente há dois tipos de plano de previdência no Brasil: a aberta e a fechada. Enquanto a aberta, pode ser contratada por qualquer pessoa, a fechada é destinada apenas a grupos, como funcionários de uma empresa.

Previdência privada - O que é, simulação

É importante deixar claro que a previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, mas é complementar à essa previdência pública. No entanto, todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, órgão do governo federal. O valor a ser recebido será proporcional ao que foi contribuído, sendo possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que ela será feita.

O contribuinte deverá estar atento as formas de previdência privada oferecidas pela instituição que irá contratar, lembrando que o valor investido em um dos planos só poderá ser resgatado pela pessoa se ela desistir do plano. Na hora de optar por um dos planos, observe ainda a forma de cobrança de impostos, que segue duas formas de tributação convencionais. A tabela regressiva, favorece o resgate do dinheiro de uma única vez, já a tabela de impostos progressiva, é mais vantajosa para aquelas pessoas que querem receber a quantia investida em forma de parcelas mensais e não resgatar o dinheiro todo numa só parcela.

Acesse os sites indicados abaixo e faça uma simulação dos planos de previdência privada disponíveis.

www2.brasilprev.com.br/SimuleContrate/

www.caixaseguros.com.br/portal/previdencia/simulacao/

02/05/2012, em Utilidades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia