Reposição hormonal – Prós e Contras

Reposição hormonal  - prós e e contras

Os sintomas característicos da diminuição da produção hormonal que ocorre com a chegada do período denominado menopausa, fim definitivo da menstruação, podem trazer muitos desconfortos para as mulheres que chegam a esta etapa.  Entre as queixas principais estão: ondas de calor, sudorese noturna, insônia, alterações no humor, diminuição da libido, fadiga e ressecamento vaginal.

Esses sintomas podem durar entre um e dois anos, mas para muitas a sensação de angústia pode chegar até cinco, comprometendo diretamente a qualidade de vida das mesmas. Para combater esses e muitos outros desconfortos é que os ginecologistas indicam a reposição hormonal, que apesar de oferecer alguns riscos, reduzem sensivelmente todos os efeitos desagradáveis da baixa hormonal.

Por tratar-se de um tratamento que utiliza os hormônios estrogênio e progestagênio ou de substâncias com a mesma ação, como a tibolona e as isoflavonas, a terapia deve ser reservada às mulheres que realmente sentem os incômodos da menopausa e que não tenham contraindicação, como histórico familiar de câncer de mama. As dosagens variam conforme o perfil clínico de cada paciente e o uso pode ser feito via oral, transdérmica, adesivo ou gel, e transvaginal, com implantes ou spray.

Os prós da reposição hormonal incluem a melhora na hidratação da pele e na lubrificação vaginal, normaliza a libido, reduz a queda e melhora a textura dos cabelos, diminui a insônia e aumenta a qualidade dos ossos. Mas por outro lado, alguns efeitos prejudiciais podem ser relatados, entre eles destacam-se o aumento das chances de desenvolvimento de câncer e o ganho de peso. Mas, apesar desses contras já foi comprovado cientificamente que a terapia é benéfica e que os riscos podem ser minimizados com a administração correta dos hormônios. Por isso, é de fundamental importância que a mulher consulte um ginecologista antes de se submeter a qualque tratamento de tipo.

14/11/2011, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia