Requerimento de Benefício por Incapacidade

requerimento de beneficio por incapacidade

Como fazer REQUERIMENTO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE no site da PREVIDÊNCIA SOCIAl INSS – Para que um cidadão possa receber o auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, o primeiro passo é enviar uma requisição de benefício por incapacidade ao órgão responsável, o INSS. O benefício pode ser solicitado pela internet ou em uma das agências da previdência social, o requerimento deve ser feito mediante a apresentação dos seguintes documentos: Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP), Atestado Médico, Exames de Laboratório, Atestado de Internação Hospitalar, Atestados de Tratamento Ambulatorial, dentre outros que comprovem a incapacidade, documento de identidade, CPF e certidão de nascimento.

O benefício por incapacidade é dado ao segurado que é considerado incapaz total e definitivamente para o trabalho, sem condições de ser reabilitado para desempenhar alguma atividade que lhe promova o sustento e observando-se a carência do indivíduo. Em outras palavras, a concessão desse tipo de aposentadoria é limitada a pessoas que possuam alguma deficiência física irreversível e que não sejam dependentes financeiramente. Perde o direito de receber o benefício, o segurado que, ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social, já era portador da doença ou da lesão que geraria o benefício, salvo quando a incapacidade decorreu de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão.

Aprovada a concessão do auxílio, o beneficiado receberá o valor da aposentadoria por invalidez, no valor máximo e acrescido de 25%, quando o segurado necessitar da assistência permanente de outra pessoa, em razão de impossibilidade permanente para as atividades da vida diária.

Se você precisa desse benefício ou conhece alguém que precise, compareça a uma agência do INSS ou clique no link abaixo. Lembre-se que, atendidas as condições descritas acima, receber o benefício é um direito de todo cidadão que necessite dele para viver. Por isso, obtenha o formulário para requisição de benefício por incapacidade acessando o site do DataPrev, a solicitação é gratuita: www.dataprev.gov.br/servicos/auxdoe/auxdoe_atest_trab.htm.

19/05/2010, em Utilidades

Um Comentário

  • Anailton Santos Do Nascimento
    24/08/2010 at 3:37 pm

    ainda ñ uso tem alguns meses que mim ascidentei

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia