Tabelinha de período fértil – Calculadora da fertilidade

O ciclo menstrual é diferente entre as mulheres, a duração, as alterações que surgem no corpo, bem como todas as fases que antecedem e o precedem são influenciadas pelo estilo de vida de cada uma delas. Mas, é de fundamental importância que  todas saibam o que acontece com o seu corpo para planejar a gravidez, ou evitá-la, utilizando o método anticoncepcional da tabelinha.

A tabelinha de período fértil faz os cálculos dos dias férteis da mulher considerando que o dia 1 do ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, por volta do dia 7 o óvulo começa a ser preparado para fertilização pelo esperma, entre os dias 7 e 11 o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, esperando que o ovo fertilizado seja implantado nele, por volta do dia 14. Em um ciclo menstrual de 28 dias, uma cascata de hormônios fazem com que o óvulo seja liberado em um processo chamado ovulação, ele passará pelas trompas de de Falópio até chegar ao útero. Se o espermatozóide fertilizar o óvulo, ele se fixará no revestimento do útero e acontecerá a gravidez. Por volta do dia 25 os níveis de hormônios caem e se não ocorrer a gravidez a revestimento extra do útero será eliminado pela menstruação.

Tabelinha período fértil

Mas é preciso estar alerta, pois o ciclo menstrual pode variar na mesma pessoa de mês para mês. A primeira parte por exemplo pode durar de 13 a 20 dias. Mesmo assim, é possível estimar os dias mais e menos férteis da seguinte forma: monitore o seu ciclo menstrual por 8 a 12 meses, desses verifique qual foi o ciclo menstrual mais curto e subtraia 18 desse número, e para estimar o último dia do período fértil, pegue a duração do ciclo menstrual mais longo e subtraia por 11. Assim, para uma mulher com ciclos menstruais variando de 27 a 30 dias, pode-se estimar que o período fértil começaria no dia 9 do ciclo menstrual (27-18), e o dia 19 (30-11) seria o último dia do período fértil.

Calculadora da fertilidade onlinewww.infert.com.br/calculadora

17/05/2012, em Utilidades

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia