Termogênico faz mal a saúde?

Apesar de trazerem inúmeros benefícios para o corpo e desempenho físico, principalmente para quem deseja emagrecer e conquistar a forma dos sonhos, os suplementos termogênicos podem provocar alguns efeitos colaterais e trazer riscos para a saúde. O princípio ativo básico dos termogênicos consiste em usar substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, para promover a aceleração nos batimentos cardíacos, fornecendo ao corpo mais disposição para atividades físicas e mentais e, leva a um pequeno aumento no metabolismo corporal, facilitando a queima de gordura.

Pois é, muitos pesquisadores têm despertado o interesse por substâncias do tipo devido ao uso indiscriminado e sem prescrição médica de produtos que contêm termogênicos. Eles alertam os consumidores informando que é preciso estar atento as contra indicações dos produtos termogênicos e não desprezar nenhum sintoma ou efeito colateral que possa surgir após o uso. Em geral, é expressamente contra-indicado o uso de termogênicos por cardiopatas, hipertensos e por quem faz uso controlado de medicamentos com influência sobre o sistema nervoso.

Termogênico faz mal?

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão: dor de cabeça, causada normalmente pela vasodilatação ou pelo excesso de estimulantes que causam vasoconstrição e aumento da pressão sanguínea; enjôos, ocasionados principalmente pela xantinas, como a cafeína, que irrita a mucosa gástrica e ocasiona esse tipo de transtorno; arritimias cardíacas, que surge devido ao uso em excesso ou a reações específicas do corpo; agitação, que também pode vir associada a outros desconfortos como taquicardia e insônias; além de falta de concentração e insônia, resultante do alto grau de estimulantes que ainda estão ativos na hora do sono.

De acordo com especialistas, é sempre possível substituir um composto por um alimento natural, ainda que os efeitos destes últimos sejam mais lentos. Neste sentido, também são indicados como termogênicos e queimadores de gordura: gengibre, vinagre de maçã, pimenta vermelha, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais, como o azeite e produtos derivados do chocolate amargo

 

11/04/2012, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia