Transferir curso de Universidade Federal para outra Federal – Como fazer

Transferir curso de universidade federal para outra federal - como fazer

Todos os anos inúmeros estudantes de várias universidades federais se deparam com situações em que terão a necessidade de solicitar a transferência do curso que estão para outra universidade federal. Pois é, mas para muitos, essa simples solicitação acaba virando um processo burocrático que dura meses e atrasa a continuação das atividade acadêmicas. Para evitar que isso ocorra, os estudantes devem estar atentos ao funcionamento e normas da instituição para a qual pretende ir, a começar pela oferta de vagas residuais lançadas regularmente pelas universidades públicas.

A transferência entre cursos de universidades federais é possível, cada instituição possui um conjunto de normas que próprias que regulamentam essas ações. Cabe ao aluno ficar por dentro dessas especificações e se informar quanto a publicação de um edital em que estão estabelecidas as condições para a transferência, número de vagas, entre outros. Além disso, o aluno só poderá transferir para o mesmo curso de graduação ou semelhantes, observando sempre o número de disciplinas iguais, carga horária e outros itens.

Após se candidatar e ganhar a vaga, o aluno deverá se apressar e correr para entregar toda a documentação exigida em tempo. Lembrando que como serão necessárias declarações, ofícios e outros documentos emitidos pela universidade e que geralmente as instituições públicas federais levam mais tempo para entregar o que o aluno solicitou, é de fundamental importância que o mesmo solicite o que puder com antecedência para não correr o risco de perder a vaga que conseguiu.

Algumas universidades possuem regimentos diferenciados e o processo de transferência não segue as regras gerais das demais instituições federais. Por isso, a dica para quem quer transferir o curso de uma universidade federal para outra é procurar informações na instituição para a qual pretende ser transferido para em seguida, solicitar toda a documentação necessária na instituição em que estuda.

10/08/2011, em Educação

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia