Treinamento funcional – Benefícios

O treinamento funcional é baseado em um programa de exercícios que movimentam todas as partes do corpo de forma integrada, baseando-se em movimentos naturais do corpo: pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Os benefícios são inúmeros e incluem: aumento da força, velocidade e potência muscular, melhora da flexibilidade, resistência e condicionamento cardiovascular, melhora da coordenação motora, equilíbrio e concentração, aceleração do metabolismo, que influencia diretamente na perda de peso e ganho de agilidade e precisão.

Ao contrário do ocorre com a musculação, os movimentos de um treino funcional não são mecânicos e com eixos definidos ou isolados, o praticante trabalhará com a liberdade em todas as amplitudes de movimento. Ao invés de halteres, roldanas e barras, o praticante aprenderá a lidar com bola suíça, cinto de tração, medicine bol, bosu, mini trampolim, theraband e cones. Além disso, a carga de trabalho sempre é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio, fazendo com que diferentes habilidades sejam usadas para realizar um só exercício. O uso de todos esses acessórios, bem como a realização do treino em si deve ser realizado com a supervisão de um profissional especializado nesse tipo de treinamento.

Treinamento funcional - Benefícios

De acordo com educadores físicos, os exercícios funcionais apesar de serem mais livres, são também mais complexos. O praticante não terá limites até onde pode ir, por isso há um risco de lesar ligamentos, cartilagens e outras estruturas. De fato, nem todos poderão começar um treino funcional sem uma avaliação médica, a idade e o condicionamento global do indivíduo irão determinar a intensidade do treinamento.  Há uma maior preocupação com indivíduos sedentários, os educadores físicos explicam que esse método não é indicado para quem nunca praticou nenhum tipo de atividade. Nesse caso, a orientação é se preparar com exercícios mais simples, como a musculação, antes de começar o treino funcional.

30/01/2014, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia