Tremor nas mãos – Tratamento, Causas

O tremor, movimento involuntário, rítmico e que ocorre nas extremidades, é um sinal comum de diversos distúrbios, a maioria deles de base neurológica. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tremor das mãos não diagnostica o Mal de Parkinson, apesar de este também ser um sinal característico da doença. A doença não é a principal causa dos tremores isolados, inúmeras condições como por exemplo, o tremor essencial, concorre para o surgimento do sinal.

É preciso avaliar o tipo, intensidade e momento em que o tremor surge, em alguns casos pode variar de intensidade durante o dia, aumentando em situações de estresse e desaparecendo durante o sono. Em relação ao tremor essencial, os movimentos começam nas duas mãos simultaneamente e podem ser claramente observado durante a realização de algum movimento como o segurar de um copo, levar a colher a boca, entre outros que tornam-se bastante dificultosos. A doença tem causas genéticas e o tratamento é baseado em medicações de uso contínuo.

Tremor nas mãos - Causa, o que fazer

O tremor característico do Parkinson começa nos membros superiores, apenas de um lado ou pelos dois e é observado quando o paciente está em repouso, ao posicionar a mão sobre a perna por exemplo. Além disso, o movimento faz parecer que a pessoa está contando dinheiro com os dedos. Vale ressaltar que muitos pacientes que sofrem com o Mal de Parkinson podem nunca apresentar um tremor. Existem outros sinais clássicos da doença, entre eles estão a bradicinesia, lentidão nos movimentos; hipertonia, rigidez muscular e instabilidade postural. Infelizmente, não como impedir o crescimento da doença que é degenarativa e progressiva, evoluindo lentamente ao longo dos anos.

Entre outras causas, os tremores podem surgir com distúrbios da glândula tireóide, disfunções hepáticas, abstinência alcoólica ou estar ligado à ansiedade, tontura e taquicardia, principalmente em jovens. Neste último caso, o tratamento envolve o uso de medicações antidepressivas e ansiolíticas. Em todo caso, com o surgimento e persistência dos tremores, deve-se procurar um médico para que o mesmo avalie e detecte a causa primária.

22/09/2013, em Saúde

Comentário

Copyright © 2008 - 2014 — Resumo do Dia | Layout by Resumo do Dia